MERGULHANDO NA PALAVRA

NOVA VIDA

TODA SEXTA-FEIRA

TODA SEXTA-FEIRA

LIBRAS

LIBRAS

Páginas

NÃO SE AFASTE DE DEUS

Hebreus 4:12-13 12 Por que a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir a alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.13 E Não há criatura que não seja manifesta na sua presença pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.

Este texto da carta aos Hebreus, é um assunto muito sério, pois nada está oculto á Deus, o relacionamento com Deus é único, Tudo a ele é conhecido, ele discerni corações e pensamentos, nos conhece mais do que ninguém, mais do que a nós mesmos. Ele conhece todas as coisas.

Diante dos homens nossas deformações podem ser maquiadas, as meias verdades, o sorriso amarelo até que funciona, conseguimos esconder nossas mágoas, frustrações, decepções, desanimo. Aprendemos a dizer com facilidade, que estamos bem, quando na verdade não estamos, que estamos cheios quando na verdade estamos vazio, que estamos forte quando estamos fracos, que se está em Santidade e talvez nem esteja tanto assim.

Deus sabe exatamente o que você está sentindo! Não da para enganar a Deus.

Deus espera que sejamos transparentes, sinceros e que nos voltemos a ele por iniciativa própria. Quando nos escondemos de Deus, cria-se uma distância entre nós com o Pai, uma barreira. Começamos a nos cansar de tudo, a se esgotar emocionalmente e até fisicamente, a intensidade diminui como aqueles brinquedos que funcionam com a pilha fraca, falhando.

Miqueias 6:1-8
1 Ouvi, agora, o que diz o Senhor: Levante-te, defende a tua causa perante os montes, e ouçam os outeiros a tua voz. 2 Ouvi, montes, a controvérsia do Senhor, e vós, duráveis fundamentos da terra, porque o Senhor tem controvérsia com o seu povo e com Israel entrará em juízo. 3 Povo meu, que te tenho feito? E com que te enfadei? Responde-me! 4 Pois te fiz sair da terra do Egito e da casa da servidão te remi; e enviei adiante de ti Moisés, Arão e Miriã. 5 Povo meu, lembra-te, agora, do que maquinou Balaque, rei de Moabe, e do que lhe respondeu Balaão, filho de Beor, e do que aconteceu desde Sitim até Gilgal, para que conheças os atos de justiça do SENHOR. 6 Com que me apresentarei ao SENHOR e me inclinarei ante o Deus excelso? Virei perante ele com holocaustos, com bezerros de um ano? 7 Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu corpo, pelo pecado da minha alma? 8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.

Miquéias foi um profeta poderosamente usado por Deus. Seu nome significa: “Quem é como Javé”, seu ministério durou aproximadamente 50 anos, Miquéias nasceu em Moresete, em Judá. Miquéias profetizou, durante os reinados dos reis do Sul, Jotão, Acaz , e Ezequias, profecia de Miquéias produziu um impacto que se estendeu muito além do seu ministério local.

Judá vivia em um período de prosperidade, a riqueza veio à nação mas se concentrou nas mãos de alguns, assim como o poder. Foi um período de injustiças, o povo estava frio distante de Deus.

Miquéias trás a palavra profética , pois a paciência de Deus havia se esgotado, enquanto o povo trilhava o seu próprio caminho e desprezavam a Deus.

É como se Deus estivesse chamando o povo ao tribunal.

Quando estamos desanimados, Deus nos chama para uma audiência, ele te da tempo, mas se não há, ele te chama para o tribunal.

Deus chama os Montes, excelentes testemunhas, por que o povo praticava idolatria, e os montes viam tudo lá de cima. Nesta audiência, Deus quer primeiro ouvir o povo, ele quer entender seus pensamentos, ele se coloca como réu. É como se Deus perguntasse:

- Aonde eu falhei com vocês? Apresentem suas causas! Aonde eu falhei a ponto de seus corações ficarem endurecidos.

O que Deus fez? para que o povo, EU E VOCÊ, em algum momento nos afastássemos dele. Deus estava dizendo: Apresente sua causa, pois assim não dá pra ficar.

Deus não estava falando com o povo, mas com os lideres. Como eles caminhando a tantos anos com Deus, escolheu este caminho, mesmo tendo vivido tantas experiências, nos decorrer dos anos, se corromperam com as bênçãos. Prosperaram, mas começaram a gostar da brincadeira, e substituíram ardente pelo devocional conveniente , trocaram o culto vivo por um ritual mecânico.

O povo procura se reconciliar com Deus a sua maneira, e Deus os questiona:  Se vocês acham que é o holocausto que me agrada, não é esse o caminho.

Deus quer uma resposta, quer entender, por que esse medo, essa incredulidade? Por que pessoas que dão sua vida pelo Senhor, de repente jogam tudo para o alto, grandes homens de Deus, negociaram com o inferno, negociam a graça.

Deus é fiel e justo para cumprir a promessa que ele tem pra você , por que ainda parece mais fácil acreditar que ela não vai se cumprir? Por que aos poucos as pessoas vão deixando de trilhar o caminho, deixam o desanimo, a apostasia entrar.

O desanimo, a apostasia não vem do nada, há um processo que levam muita gente perder a fé, a deixar de trilhar o caminho que o Senhor.

1° - Injustiça
Quando existe um sentimento de injustiça, o opressor prevalece sobre o oprimido, a injustiça incomoda, entristece, parece que Deus não vai fazer nada, há um sentimento de impotência. Olhamos a nossa volta e vemos o injusto vencer, o mal parece dar resultado, o Ímpio vence, prospera em quanto você que á servo de Deus está passando a maior luta.

A Injustiça causa feridas em nossas almas, você apanha sem nem saber por que, um exemplo é quando você era criança e leva uma surra no lugar do seu irmão que fez uma travessura, é quando você é acusado na escola de um erro que você não cometeu, uma injustiça que você sofre no seu emprego. Seu nome que é caluniado.

O que eu merecia eu não tive, e o que eu não merecia eu recebi. “Agora que estou convertido, faço tudo certinho, e vejo meu nome apanhando mais que bolinha de tênis”

Você vai se deparar com pessoas que não concordam com você, com o que você fala, com o que você faz...pessoas que um dia te amava e agora te odeia, parecem que se incomodam com a sua alegria, com o seu avanço, pessoas que querem te usar como trampolim, parece até que você ganhou um inimigo.

Desanima, viver a injustiça, desanima, como é difícil! Você quer fazer o seu melhor mas o mundo parece que está puxando o seu tapete.

2° - Tempo
Há períodos que parece que o relógio de Deus quebrou..

Ele te ama, você sabe disso, mas parece que ele se esqueceu de você. As coisas parecem que não avança, nada acontece. Fique firme à hora de Deus vai chegar, e vai ser maior que o seu melhor sonho!

O tempo de homem não é igual ao tempo de Deus, o tempo do homem é Cromos e o tempo de Deus é kairos, e normalmente os tempos não se casam, há um tempo de Deus pra você.

Você não agüenta mais esperar, parece que sua ficha sumiu lá do céu, é quando sua benção não chega, seu varão não aparece, e você encontra seu número lá no mundo, claro que ia ser seu número, você acha que o Diabo não ia mandar seu número? Espere pelo homem de Deus, espere a Mulher de Deus que o Senhor tem pra você!.

O Silêncio de Deus vem para provar nossa confiança, nossa fé, a palavra de Deus não volta vazia. Ele é fiel e Justo pra cumprir o que prometeu.

3° - Perdas e decepções
A decepção vem quando a cura que você tanto espera não vem, é o sorteio que não te contemplou, situações de decepção fazem muita gente perder a fé, não que elas vão se desviar, até continuam, mas permitem que a tristeza penetre no coração, sentindo-se angustiado, confuso...

É quando você luta por algo e sem mais nem menos perde a posição, quando você se esforça no trabalho, e o outro ganha a promoção.

Quando você se decepciona com pessoas ou situações, o sentimento de perda invade, te molesta, te paralisa. Mas Deus chama os montes como testemunhas, apresentem sua causa.

Será que é Deus o errado? Ou será que é resultado de pecado, de escolhas erradas, sem a direção de Deus. A estratégia do Inferno é sempre a mesma, ele sempre vai tentar te derrubar.

2 Samuel 15:14
14 Disse, pois, Davi a todos os seus homens que estavam com ele em Jerusalém: Levantai-vos, e fujamos, porque não poderemos salvar-nos de Absalão. Dai-vos pressa a sair, para que não nos alcance de súbito, lance sobre nós algum mal e fira a cidade a fio de espada.

2 Samuel 15:30
30 Seguiu Davi pela encosta das Oliveiras, subindo e chorando; tinha a cabeça coberta e caminhava descalço; todo o povo que ia com ele, de cabeça coberta, subiu chorando

2 Samuel 17:1-2
1 Disse ainda Aitofel a Absalão: Deixa-me escolher doze mil homens, e me disporei, e perseguirei Davi esta noite. 2 Assaltá-lo-ei, enquanto está cansado e frouxo de mãos; espantá-lo-ei; fugirá todo o povo que está com ele; então, matarei apenas o rei.

satanás continua tentando derrubar os homens de Deus, e pra isso ele vai tentar te cansar, e quando menos espera encontra-se esgotado, a ponto de não conseguir mais resisti-lo.

Muitos homens de Deus caíram, quando estavam cansados, mas isso não acontece do noite para a dia, com o cansaço o estresse vem, vocé sente que está sobrecarregado, animo dobre, fica nervoso. A tristeza invade o coração, o medo bate a sua porta, se sento sozinho e o sentimento de perda te enfraquece.

Estressado, tomado pelo cansaço , já não há tempo para ler a palavra, já não há tempo para orar, vocë está faminto, mas não se alimenta e fraco o inferno ataca, e quando vocë se dá conta está desanimado e distante.

A estratégia de satanás é sempre a mesma, não muda. Deus está te mostrando o caminho, apresente a sua causa, pois os montes serão testemunha, e haverá juízo.

Miquéias 7:7
7 Eu, porém, olharei para o SENHOR e esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.


Miquéias 7:15
15 Eu lhe mostrarei maravilhas, como nos dias da tua saída da terra do Egito.

Apresente-se diante de Deus! Apresente sua causa.

Deus Abençoe
Culto de 22 de março de 2009.

Ap. Rina

0 comentários:

Postar um comentário