MERGULHANDO NA PALAVRA

NOVA VIDA

TODA SEXTA-FEIRA

TODA SEXTA-FEIRA

LIBRAS

LIBRAS

Páginas

MALAQUIAS

TÍTULO: Do hebraico: ”Malakhi “ – Mensageiro de Jeová

AUTOR E DATA: Nada se sabe a respeito de Malaquias. É bem possível que o nome seja um titulo “o meu mensageiro”, em vez de nome próprio. Ele entregou as suas mensagens depois da reconstrução do Templo de Jerusalém (aprox 515 a.C), depois do tempo dos profetas Ageu e Zacarias. Pode-se dizer, portanto, que isso aconteceu entre os anos 500 a 450 a.C. não se sabe quando o livro foi escrito. Um silêncio de 400 anos se estendeu entre a voz de Malaquias e a voz João Batista que clamou no deserto.

MENSAGEM: Este livro ensina que Deus castiga os que lhe desobedecem e abençoa os que lhe obedece. Mas, acima de tudo, mostra que Deus sempre amou o seu povo escolhido e nunca deixará de amá-los. Deus diz ao seu povo em todos os tempos:

(Malaquias 3:7) - ...voltem para mim, e eu voltarei para vocês

PROPÓSITO: Apresenta Jesus como o sol da justiça. Tema: arrependei-vos e voltai!

INTRODUÇÃO
Esse profeta anunciou as mensagens de Deus ao povo de Judá depois de haver sido reconstruído o Templo de Jerusalém
(Malaquias 3:10) - Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

O povo não estava obedecendo as leis de Deus, e era necessário que eles abandonassem os seus pecados e as suas maldades, pois, em breve, viria o grande e terrível dia do Senhor. Nesse dia, Deus castigaria os desobedientes e abençoaria os que fosse fiéis a Ele.

CONTEÚDO
Por meio do seu mensageiro, Deus declara o seu amor eterno pelo seu povo e o seu ódio pelos edomitas. Ele condena os sacerdotes, e o profeta fala sobre os pecados do povo que deus odeia: casamento com mulheres estrangeiras e infidelidade conjugal. O dia do juízo esta chegando, mas antes disso, Deus enviará o seu mensageiro para preparar o caminho do Senhor. Esse mensageiro é o profeta Elias.

(Malaquias 4:5-6) - Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR; E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.

É assim que termina o ultimo livro do AT, prometendo a vinda daquele que preparou o caminho para o Senhor, isto é, a vinda de João Batista.

AS PALAVRAS FINAIS DO ANTIGO TESTAMENTO
• Exortação final: “lembrem-se da lei de Moises”;
• Predição final: Elias introduzir o “Dia do Senhor”. Isso aconteceu 400 anos depois, com João batista sob uma unção profética anunciando a chegada de Cristo. Cremos que se repetirá agora, com a restauração do Ministério Profético, com a igreja anunciando a segunda e última vinda do messias;
• Palavra final: “maldição” – o peso e o destino arrasador dos que não se voltarem a Deus, antes do “Dia do Senhor”.

Assim termina o Antigo Testamento e 400 anos mais tarde, começa o Novo Testamento, com as palavras “registro da genealogia de Jesus cristo” (Mt 1.1).

0 comentários:

Postar um comentário