MERGULHANDO NA PALAVRA

NOVA VIDA

TODA SEXTA-FEIRA

TODA SEXTA-FEIRA

LIBRAS

LIBRAS

Páginas

GERANDO FILHOS ESPIRITUAIS



O conceito de igreja nunca teve associado ao prédio em si, mas sim a família. Você gostando ou não, você é meu irmão e eu sou a sua família.

O projeto original de Deus é ver famílias espirituais sendo geradas nas igrejas, tem que haver uma continuidade. Se não há continuidade, isto é, quando não produzimos filhos, o legado é atrofiado.

Corremos o risco de abortar a próxima geração.

(I Corintios 4:15-17) - Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo. Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores. Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda a parte ensino em cada igreja.

Algumas traduções bíblicas está preceptores, outra aios, outras mestres, que significa pessoas responsável por sua educação.

Paulo neste texto (v. 15), queria dizer, você tem muitos aios, muitos discipuladores, muitos que o acompanhem, mas só eu sou pai.

Paulo envia Timóteo para aquela igreja para que o vissem, e assim eles pudessem se lembrar dos caminhos de Paulo em Cristo Jesus. Paulo está dizendo eu sou o seu modelo para a igreja.

A igreja primitiva explodiu na terra.

(II Timóteo 2:2) - E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.


Paulo via as gerações futuras e tudo o que ele fazia era pensando nelas. Quando ele fala “de muitas testemunhas”, ele fala de uma “segunda geração”.

“homens fiéis” = “terceira geração”
“idôneos para instruir a outros” = “quarta geração”

O que podemos ver é que Paulo, pai de Timóteo, virou avô, bisavô, tataravô...

Por incrível que pareça Deus te chamou para gerar uma linhagem espiritual. Deus nos chamou para que tornemos pais e mães espirituais, para que se produza cada vez, com mais eficácia, filhos que gerem filhos para Deus.

Essa é a nossa herança, um dia você vai estar diante de Cristo e isso que você vai apresentar a Ele. A tua herança será os seus filhos espirituais.

(Salmos 127:3) - Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.


Se você é empreendedor, e quer dar valor a vida, você tem que entender isso rápido, pois uma das coisas que percebi (diz o Ap. Rina) que se construísse uma casa maravilhosa, na volta de Cristo, ela iria ficar para os 666’s.

Deus tem que me usar, não adianta eu ter tudo e não ter herança espiritual. Se você é líder de célula, você é uma pai ou uma mãe espiritual.

Teu ventre tem que gerar. O desejo do Senhor para esses dias é que o coração dos pais se volte para os filhos.

Há uma necessidade de pais espirituais na terra. Temos que estar atento as direções que Deus está dando. Este é um tempo de transição e precisamos nos ajustar a esse tempo.

Nós vamos mudar de fase, e o nosso foco precisa estar para aquilo que está sendo levantado. Quem abraça algo maior tem uma responsabilidade maior.

(Lucas 12:48) - ...E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.


As fases de transição são terríveis, quando Deus faz algo novo você se sente totalmente perdido no começo. Tem gente que não agüenta, tem sempre um que grita e tem sempre estresse, pois estamos buscando o novo, o vinho novo, algo especial, porém diferente.

Isso não é fácil, pois existem várias barreiras e dificuldades. Existe algo que precisa ser gerado em nós, quando um filho nasce a vida muda completamente, ele vira o centro da sua atenção.

Um filho muda a agenda de um casal. Os filhos chegaram tudo muda. Entra um troco extra, você não pensa mais o que eu preciso, mas o que o meu filho está precisando.

Tudo o que você faz é em função do filho. Se você quiser gerar filhos espirituais, precisa deixar de ser egoísta, e aprender o desprendimento.

Pensar menos em você e focar no que você está gerando.

(I Corintios 10:33) - Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.


Quando Abraão e Ló se separaram, Abraão diz a Ló, para onde você quer ir a prioridade é tua, o melhor é teu. (Gênesis 13)

Eu fico em segundo plano quando gero.

(II Corintios 8:9) - Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.


José do Egito, foi traído pelo irmãos, vendido como escravo, foi para prisão, mas lá na frente se tornou o segundo maior homem no Egito, e teve a oportunidade de se vingar dos irmãos, porém ele os acolheu. (Gênesis 37 - 50)

(Gênesis 50:21) - Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos filhos...


Ele está dizendo: “estou aqui para gerar filhos”. José e seus irmãos geraram a 12 tribos de Israel.

É isso que acontece nesta geração, a família desta nação. Há um sacrifício, há um preço alto a ser pago para gerar.

Muitos dos cabelos brancos foram gerados pelos filhos. Muitas pessoas dizem: “Eu não quero filhos”, porque sabem que dá trabalho, que vai ter que quase se anular.

Quando se fala em parir, fala-se em dor, grito, choro, esperneio. Vai doer, mas eles vão nascer, e espiritualmente é igual. Quando ficamos grávidos, queremos logo ver o filho, mas logo veremos a barriguinha crescer. Passa um mês, passa dois, três, cinco, um ano, e então vem o curso de líder.

Vocês estão aqui porque tem pais trabalhando como um jumento. Você dá mamadeira, troca frauda, e ele cai e vem todo borrado de novo, você limpa novamente, troca a frauda novamente, mas com tempo parece que vai melhorando.

São anos para uma geração ser formada, e tem tristeza, dor, porque ele começa a crescer, e começa a entrar em crise, como um adolescente.

Você tem aquele esforço absurdo por ele, e ele passa a te responder. Você escuta um monte de bobagem, ele começa a falar tudo que pensa, pro pastor, pro pai, para aquele que está “morrendo” por ele, e isso dói.

E quando ele começa a ter filhinhos, ele diz: “você é pastor, eu também sou.” Tenha paciência, ele vai crescer, vai amadurecer, vai mudar. Tem pai que não sabe nem como vive, sobrevive, pois o filho não dá valor.

O pai chorou por ele, esquece, pois já não é mais o mesmo respeito, a disciplina já não é uma obediência rápida. Ele está com o coração em outra coisa, não está entendo.

Vai doer, mas eu vou parir, vou gerar filhos para Deus. Tem filhos que não entendem, acha que o pastor é de ferro, mas apesar de esmagado, triste, decepcionado, está de pé.

Tem que pregar assustado até, pois o filho quer ser seu supervisor. Ninguém sabe, mas o pai está sendo caluniado, e pior, quando a coisa esquenta, o pai se sente culpado pelos erros dos filhos. Não é brincadeira ser pai, mas é a sua chamada.

Uma das barreiras que temos que vencer é o egoísmo, sentimento de posse, de ciúmes. Erro clássico: “minha igreja”, “meu ministério”, “meu rebanho”.

No Reino há apenas UM REI, e todos nós somos empregados Dele.

(I Pedro 5:2) - Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;


O rebanho é de Deus, não construa para você, mas para Deus. Prepare pessoas, filhos e uma nova geração, essa tem que ser a sua alegria, meus filhos tem que ser muito melhores do que eu. O pai tem que ensinar os filhos a depender de Deus.

Outra barreira que você tem que vencer é a vaidade, o ego. O ego é uma desgraça, é uma constante necessidade que nós temos, a sua alegria de estar em ver os seus filhos gerarem, ai é que está a nobreza, o valor de um pai.

Mas o problema é que o nosso nome tem que aparecer, pois se não aparecer eu não faço nada. Quando Moisés designou os setenta anciãos, eles profetizaram por pouco tempo, apenas dois deles permaneceram, porém Josué pediu para que Moisés pedisse que parassem, porém Moisés disse: “Tens tu ciúmes por mim? Tomara todo o povo do Senhor fosse profeta, que o Senhor lhes desse o seu Espírito!” (Números 11.16-17; 24-29)

O sonho do pai é que todos os filhos profetizem, tenham unção e poder. Tomara todos os meus filhos fossem profeta e cheio da unção.

A pior coisa é a competitividade, igrejas que competem entre si, ao invés de competir com o inferno. Você não está concorrendo a um cargo numa multinacional.

Existe competição até entre casais.
Pais que competem pelo carinho dos filhos. Nós somos extremamente competitivos, queremos competir em tudo.

Competição só se for saudável. Não é a minha igreja, é a minha família.

No fim nós trabalhamos pelo mesmo Deus. Geralmente nos damos bem com o pai, mas entre irmãos esse relacionamento se torna mais difícil. É meu irmão, é minha família.

Outra barreira é o medo, pois dá medo ser avô.
Ter netos espirituais?
É natural ficar assustado, pois você tem medo de envelhecer.

Quem quer virar avô? A gente não quer ficar velho. Eu não quero ficar velho, está bom ser só pai.

(Salmos 92:14) - Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos,


Você vai ser um gerador vivo. Elias sabia o que era isso, não houve uma profeta mais usado do que ele, mas Eliseu fez o dobro de Elias, isto é, daquele que o enviou.

O ministério de Eliseu só aconteceu, porque Elias gerou Eliseu, ele foi um instrumento. Elias era um reformista valente, chegou a Acabe e o confrontou.

1 Reis 18.16b-18 “foi Acabe ter com Elias. 17Vendo-o, disse-lhe: És tu, ó perturbador de Israel? 18Respondeu Elias: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor e seguistes os baalins.”

Em Tiago 5.17 diz que: “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu.”

Porém um erro de Elias era que ele andava só, mas o Senhor preparou Eliseu para andar com ele (1 Reis 19.16).

Não se isole, é tudo o que o inferno precisa para te destruir. Se o diabo te vê sozinho, você vira alvo fácil.

Quantas vezes na tua caminhada você precisou de ajuda, de alguém que te levantasse?

Está caído, pede ajuda. Outro erro de Elias, é que ele se achava único.

(I Reis 19:4) - Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.


Ele diz: “fiquei só”, mas o Senhor diz: “ficou não, ainda tem mais 7.000” (1 Reis 19.14-18).
Ele achava que só ele estava fazendo o que era certo, e isso é muito perigoso.

Não é o que você pensa, mas o que o ministério pensa, pois quem pensa assim acaba jogando um fardo pesado nos filhos. Tem filhos mais rebeldes, mas vai vingar, tenha misericórdia, se lembre da paciência que Deus teve com você também.

A gente precisa de mais misericórdia. Elias andou no sobrenatural, fez sete milagres, mas a melhor coisa que ele fez foi Eliseu. (1 Reis 19.19-21)

Elias passa o manto sobre Eliseu. Eles tem que receber a sua porção, portanto passe o manto.

O melhor lance de Elias foi Eliseu, que honra, pois Eliseu se tornou um profeta incorruptível. E só houve Eliseu porque Elias o gerou.


Culto ministrado na igreja Bola de Never Sede no dia 07 de dezembro de 2008 - Ap Rina

0 comentários:

Postar um comentário