MERGULHANDO NA PALAVRA

NOVA VIDA

TODA SEXTA-FEIRA

TODA SEXTA-FEIRA

LIBRAS

LIBRAS

Páginas

O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO NA IGREJA ?

O que você está fazendo na igreja? O que te trouxe na igreja? Todos nós temos motivos que nos levam a ação.
Deus criou o homem com um potencial incrível, e com disposição para usá-lo.

Há poucos limites para os homens, quase tudo o que se decide fazer, ele é capaz de fazer, desde esquadrinhar galáxias, pisar na lua, voar, sondar os mais profundos oceanos, se adaptar as mais diversas situações, o mesmo gênero humano sobrevive a temperaturas altas como nos desertos, e temperaturas a menos 30° C, em geleiras.

Esse potencial muitas vezes é adormecido, por falta de disposição, por falta de motivação.
Se olharmos para a criação de Deus nós vamos perceber que Deus criou o homem com necessidades, como a fome, sono, capacidade de sonhar, necessidades fisiológicas, emocionais.

E porque? Porque Deus criou o homem com fome, porque criou o homem que precisa dormir, porque ele não criou seres que não dormem?

Justamente para que houvesse motivação, ainda que você não quisesse fazer absolutamente nada, a hora que o estomago começar a roncar, eu saio da minha posição de apostasia, acomodação e vou batalhar, e vou descobrir do que sou feito. Tem que haver disposição pra que eu descubra e use o meu potencial, a minha energia, o meu tempo.

Só que esta disposição está ligada intimamente ao beneficio alcançado, a minha motivação está diretamente associada ao retorno, a colheita, ao resultado daquele esforço.

Deus nos fez assim!!! Nós precisamos de um motivo de uma recompensa.

Desde o inicio é assim. Adão está com fome, e Deus dá a ele condições de ir caçar, pescar, plantar. Vá suprir a sua fome! Nós temos essa condição, Deus nos fez assim, de maneira tal que tudo nós colocamos na balança.

E isso não é uma exclusividade do homem moderno, mas se lermos a bíblia vamos descobrir, que Davi enfrentou Golias porque ele sabia qual seria a recompensa, esse é um padrão, não pense você que Davi arriscou a própria vida, enfrentou um gigante muito mais forte e preparado porque ele quis virar herói.

Mas a bíblia conta que ele chegou na frente de batalha com Golias ofendendo o povo de Israel, e Davi assustado com aquilo, incomodado, pergunta o que aconteceria com o homem que vencesse o gigante Golias.

1 Samuel 17:26
“ Então falou Davi aos homens que estavam com ele dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?

V. 25
“ E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel;há de ser, pois, que o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel.”

- A situação financeira de quem derrubasse o gigante iria mudar, ele enriqueceria.
- Iria se tornar o genro do rei, e teria todos os benefícios em função que isso traria.
- Seria isento de impostos a família daquele que vencesse o gigante.

Ele pensou e chegou a conclusão que valeria a pena, ele se encheu de motivação.
Porque nós abraçamos a causa? Porque escolhemos seguir a Cristo? Tomar a nossa cruz? Porque você escolheu o caminho estreito?

Mateus 7:14
“E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”

Não foi esse o convite? Porque nós aceitamos essa cruz?
Porque nós cremos no que Ele disse, nós cremos na recompensa, no resultado de toda a renuncia, esforço e sacrifício.

Do que vale ganhar o mundo e perder a minha alma? Então porque eu quero salvar minha alma, salvar minha vida, essa é a minha recompensa, o meu motivo, e eu vou obedecer e fazer o que Ele me pedir.

Porque abraçamos a causa?
Porque eu quero mais que comida, mais que bebida, mais que dinheiro, mais que diversão, mais que status, eu quero Deus e tudo o que Ele pode me dar.

Eu quero a Deus, eu quero a vida, e não uma vida de inércia, mas a vida abundante, a vida eterna, a paz, a alegria, o amor, respostas.

Eu quero valores eternos, viver a vida com intensidade, com sabedoria, uma recompensa eterna, que é mais do que a fama, mais do que o reconhecimento, é mais do que riquezas. Eu quero valores eternos, e uma recompensa eterna!

Romanos 14:17
“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.”

Esse é o reino, dessa forma.
Você é o dono da balança, ninguém te obrigou a andar com Deus, você escolheu o melhor, você escolheu a recompensa.

2 João 8
“Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão.”

Galardão : recompensa ou premio, por serviços valiosos prestados, honra, glória.
Há uma preocupação no ar, ela não vem de qualquer um, vem de João, o apóstolo amado.
Acautelai-vos para que não se perca o que até aqui foi realizado.
Galardão é o que eu vou receber de Deus pelas minhas escolhas.
É o que eu vou receber de Deus por ter escolhido o caminho estreito.

Galardão é o que eu venho gerando através da minha fé, e de todos os NÃOS que eu vou dizendo pro mundo, pras tentações, pros convites do inferno, há uma recompensa pra minha forma e estilo de vida.

Temos 2 aplicações nesse versículo. Uma é a eterna.

“Porque o Filho do homem, há de vir na glória com seu Pai com seus anjos e então retribuirá a cada um conforme as suas obras”

Há maior motivo do que esse?

Quando terminar o tempo que Deus me deu na terra, eu vou prestar contas do que fiz, e pelas minhas obras serei julgado.

Não há melhor motivo pra nós agirmos, essa é uma aplicação eterna e um homem sábio tem os olhos naquilo que é terreno e não despreza o que é eterno, ele sabe que sua alma é imortal.
Porém há uma aplicação pro hoje, pra vida, há galardão para nós nesse tempo.

1Corintios 2:9
“ Mas como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para aqueles que o amam.”

Esse é um dos primeiros versículos que um cristão decora.
É pra já, é pra hoje, é pra esse tempo, é pra terra dos viventes.

Então nós temos João colocando num papel aos quase 100 anos de idade a sua maior riqueza, toda a sua sabedoria adquirida em 3 anos andando com Jesus, em algumas décadas de serviços prestados ao reino, experiências únicas obtidas . Aqui temos um homem que em avançada idade revela uma sabedoria que não tem tempo a perder.

As 3 cartas que ele escreve são curtíssimas, ele não dá voltas, ele ataca o cerne da questão, são poucas palavras.
O sábio fala aquilo que é estritamente necessário, aquele que vai preparar uma geração fala o que é importante, o que é urgente, são poucas palavras, mas são sérias.

Ele diz acautelai-vos. Há uma urgência nesse termo, que significa, tomem cuidado, prestem atenção examinem carinhosamente, existe o sério risco de perdermos as coisas pelas quais nós nos esforçamos, existe o sério risco de todo o seu trabalho ter sido em vão, existe o sério risco de você ver escorrendo entre seus dedos tudo aquilo que você construiu, toda sua estória, tudo o que você batalhou, investiu, derramou o seu suor, há um sério risco de nós perdermos as coisas pelas quais nos esforçamos.

E essa é uma possibilidade preocupante, facilmente perderíamos o sono imaginando uma cena similar a essa, todo esforço, todo sacrifício, todo trabalho, toda dedicação, anos de estória, indo pelo ralo de uma hora para outra.

É uma idéia pesada demais. É preferível ouvir o conselho de João, ouvir o que Deus tem
Se no dia a dia nós não queremos perder tempo, se estabelecemos um alvo e não conseguimos cumpri-lo, isso já nos traz uma sensação de frustração terrível.

Nossa recompensa é eterna, e agora na reta final vai negligenciar a chamada? Vai trocar tudo que construiu por uma noite de prazer? Por um beijo? Vai trocar seu casamento por uma noite?

Aquele que perseverar até o fim será salvo.
Tem recompensa mas pra quem for até o fim, porque nós temos tornado participantes de Cristo se de fato guardarmos firme até o fim a confiança que desde o principio tivemos.

Hebreus 3: 14
“ Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o principio da nossa confiança até o fim.”

Então não me adianta nada ter começado bem se eu não manter a chama acesa, se eu não continuar apegado a Deus se eu não estiver firme nos meus conceitos nos meus propósitos e no que é o meu relacionamento com Deus.

A vida cristã é uma maratona!! Não há recompensa pra quem não chega , não adianta começar com todo gás, com todo amor, se eu não conseguir manter o meu propósito diante de Deus. Se você parar a dez metros antes de acabar a corrida, é a mesma coisa de não tê-la percorrido.

Acautelai-vos porque há a possibilidade de se perder tudo o que com tanto esforço foi conquistado.

Trocar a letra da sua musica pra terminar com Jesus é perfeito, arrumar qualquer coisa só pra rimar é péssimo.

Deus é galardoador e ama recompensar. Em Genesis 15:1 Deus diz a Abraão: “Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.”

Provérbios 13:21
“ Mas os justos serão galardoados com o bem.”

As nossas escolhas irão determinar se essa recompensa será plena, parcial ou nula.

Um exemplo de recompensa parcial foi a cidade de Nazaré, onde Jesus não pode fazer nenhum milagre, não é que ele não quis, mas ele não pode fazer milagres, e a razão seria a falta de honra em sua proria cidade.

Lucas 4:18-21
“ O Espírito do Senhor está sobre mim, pois me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, a pregar a liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a por em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.” Ele estava dizendo que ele era o Messias.

Eles não criam que Jesus, poderia ser o Messias, eles escandalizavam-se dele.
Eles não o honraram, e a falta de honra fez com que eles não vissem tudo o que Jesus poderia fazer.
Honra significa valorização, algo precioso, estima , respeito, um olhar favorável.
Desonra significa não demonstrar valor, tratar como comum.
E quando nós não o honramos, a nossa medida será limitada, mínima.
Isaias 29:13
“ Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruido.”

Com os lábios é uma coisa linda, mas o seu coração está longe de Deus. Quando não sabemos separar o natural do sobrenatural, ficamos como Nazaré.
Uma forma de desonrar a Deus é desonrar aquele que Ele enviou.
Nazaré não tratou Jesus com honra como precioso, mas como um menino que cresceu ali.
Se você quer receber a plenitude tem que entender esse conceito, honrar autoridades, a começar de Deus.É o tipo de coisa que tem que ser resgatada.

Desonra é escolher pecar, errar, é desonrar aquele que foi pra cruz.
E por maior que seja o preço eu vou pagar, porque eu quero honrar Jesus, honre, tuas autoridades, teus pais. Não importa se eles estão fazendo a coisa certa ou não, honre-os.

Se você assume um ministério, é a maior honra servir, Deus não chama qualquer um, e se ele colocou o óleo sobre sua cabeça, se ele te chamou pelo nome, e te envolveu nos planos dele, entenda que esse é o maior privilégio que você poderia ter na face da terra.

Mas se você não consegue cumprir uma simples escala , você não consegue cumprir com os compromissos que você assumiu com Deus, você está como aquele filho que disse sim mas não fez nada, honre a Deus no seu ministério, quando você paga um preço, quando você sai de casa, e é difícil pra todo mundo, você faz isso por Deus, do contrário repense o teu ministério, repense a tua chamada, porque há chances de perdermos tudo o que com muito esforço nós construímos, não impeça o agir de Deus, não sonegue-lhe a honra.

Há uma recompensa que é plena.

Mateus 8:5-10
“E entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe, e dizendo: Senhor o meu criado jaz em casa, paralitico, e violentamente atormentado. E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde. E o centurião respondendo disse: Senhor não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Pois também eu sou homem de autoridade, e tenho soldados às minhas ordens e digo a este vai e ele vai, vem e ele vem e ao meu criado faze isto e ele o faz. E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto e disse aos que o seguiam, em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.”

Os professores da lei se enchiam de incredulidade e faziam comentários contrários aquela que era a obra de Cristo mas o centurião veio a ele implorando por socorro, e a resposta dele foi eu não sou digno.

Era um oficial romano e um carpinteiro, olha a honra, ele se sujeita, ele reconhece a autoridade de Jesus, ele sabia o que era autoridade espiritual, ele tem fé.

Os seguidores de Jesus não tinham a fé desse centurião romano, Jesus está falando que esse centurião tinha mais fé que João Batista, mais fé que sua mãe.

O prêmio foi pra ele, e isso devido a honra, ao reconhecimento de autoridade e sua fé.

Deus abençoe


Palavra ministrada no dia 25/04/2010 na igreja Bola de Neve pelo Ap. Rina

0 comentários:

Postar um comentário