MERGULHANDO NA PALAVRA

NOVA VIDA

TODA SEXTA-FEIRA

TODA SEXTA-FEIRA

LIBRAS

LIBRAS

Páginas

IN TIME


(Eclesiastes 3:1-11) - TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz. Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha? Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar. Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.


(Provérbios 11:24-28) - Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda. A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido. Ao que retém o trigo o povo amaldiçoa, mas bênção haverá sobre a cabeça do que o vende. O que cedo busca o bem, busca favor, mas o que procura o mal, esse lhe sobrevirá. Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem.




(Mateus 25:14-30) - Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos. Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois. Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles. E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos. Disse-lhe o seu SENHOR: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Existem dois tempos: o dos homens e o de Deus. O tempo dos homens é aquele expresso pela palavra grega CRONOS: o tempo do calendário, do relógio, tempo que costuma nortear a nossa vida.

Sentimos os dias passando cada vez mais rápidos, as semanas parecem horas, os anos voam pela janela.

Se nossos antepassados eram escravos do calendário, nós somos cada vez mais escravos do relógio.

Fomos criados para a eternidade, e não estamos preparados para esse tempo limitado, finito. O Senhor não nos criou para viver algemados por CRONOS, mas nossa prisão é conseqüência dos nossos pecados.

O tempo de Deus é conhecido por KAIROS.

(II Pedro 3:8) - Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.


E para entendermos o tempo de Deus, precisamos nos libertar do CRONOS: tempo limitado.
A parábola doa talentos é uma ilustração acerca de princípios do reino de Deus, em relação ao serviço que prestamos a Ele.

Essa parábola tem dupla interpretação: talento com valor monetário ou talento como dom de Deus.
E Jesus fala de três servos que receberam os talentos, segundo sua capacidade pessoal.
Um recebeu cinco, outro dois e outro um, com toda a liberdade ao usá-los como quisessem.
Mas o enfoque maior fica para o que recebeu um talento, e Jesus fez questão de destacá-lo negativamente.
O erro foi aquele trabalhador ter recebido os bens do seu senhor e negligenciado.
Vamos analisar por quais razões ele perdeu a oportunidade de ser um legítimo representante do reino.

Primeiro: não valorizou o que recebeu

Ele achou quem tem mais, possui obrigações maiores. Mas o princípio divino do serviço do reino revela-nos que nossas obrigações são iguais.

Talentos e dons são para serem usados independentemente de quantidade, pelo contrário, ainda que pouco, temos que empregar maior qualidade possível em seu uso.

Segundo: não achou lugar para usar

Dons e talentos não nascem de semeaduras, pelo contrário, recebe-se das mãos de Deus e tem que ser desenvolvidos por nós mesmos. Depende 100% de cada um de nós.

(Tiago 1:17) - Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.


V,27 Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu.

Observação: banqueiros simbolizam obreiros que sabem dar chances a quem tem talentos.
O servo queria dizer que não havia um lugar plausível para usá-lo. Esqueceu que o Senhor Jesus dá a todos nós, seus preciosos dons e talentos, para um uso útil.

(I Corintios 12:7) - Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.


Encontre lugar para usar seu talento onde quer que seja, não enterre alegando falta de oportunidade, pois em algum lugar no reino, haverá uma utilidade a altura do seu talento, a você compete apenas achar esse lugar.

Se tiver que mudar de igreja para ser útil ao reino, ore a Deus e não pense duas vezes, pois não estarás pecando. Pecando estarás se continuar inútil ao reino.

Terceiro: tinha uma visão errada do seu Senhor e se relacionava mal com ele.
V,24 Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste, e ajuntas onde não espalhaste.

Se o empresário fosse tão frio e duro como imaginava, não teria deixado seus funcionários tão á vontade com seus bens...

Conclusão: Deus tem nos deixado a vontade para multiplicar nossos talentos. E o tempo é apropriado para uso desses talentos.

Não dê desculpas que tempos melhores virão. O TEMPO È AGORA.

Deus abençoe!!!

Mensagem ministrada pelo Pr Giba no culto de domingo 02/05/10

0 comentários:

Postar um comentário