MERGULHANDO NA PALAVRA

NOVA VIDA

TODA SEXTA-FEIRA

TODA SEXTA-FEIRA

LIBRAS

LIBRAS

Páginas

FRIO, QUENTE OU MORNO

As pessoas têm a capacidade de se adaptar em qualquer clima. Seja no pólo norte ou no maior calor do deserto. Algumas com suas preferências por frio e outros pelo calor.

E você, tem tendência para beduíno ou esquimó?

Espiritualmente temos que escolher ser quente ou frio.

(Apocalipse 3:14-16) - E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

A Bíblia nos apresenta a misericórdia de Deus, mas também é clara em Sua justiça em relação às nossas escolhas.

A realidade dos opostos quentes e frios.

Jesus falou destas coisas ao citar a diferença entre ovelha e cabrito, joio e trigo, das noivas prudentes com as néscias, mas o grande diferencial da categoria são os mornos. Estes considerados meio termos.

Nesta carta, Deus trata de uma maneira que vai ao ponto, fala com autoridade de que “tudo vê e tudo sabe”. Ele revela a realidade e que ninguém pode enganá-Lo, é incisivo e duro. Para isso Ele nos mostra na Sua Palavra estes termos.

1- Frio: A vida do cristão é marcada pela busca a Deus, é a sua prioridade. Ele mesmo nos dá as direções: “Buscar-me-eis e me encontrares quando me buscardes de todo vosso coração”, “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e todas estas coisas vos serão acrescentadas”...

Este termômetro vai dizer o quão longe ou perto a pessoa está de Deus. Como exemplo naquela brincadeira de quente ou frio para encontrar um presente escondido.

Assim é com nossa vida em relação à nossa busca com Deus, quanto mais nos distanciamos de dEle mais frios vamos ficando. Se resolvermos buscar a Ele, começamos a nos esquentar espiritualmente.

Ser frio é a pessoa que prova pelo seu desinteresse com as questões divinas, que não têm temor de Deus, não assumem os seus pecados, se afasta de tudo o que representa Deus porque se incomoda, fica com o coração endurecido, evita estar na igreja, começa a achar que tudo o que se refere à Deus passa a ser um grande exagero, se acomoda com o pecado e ainda acaba ficando com a consciência limpa porque esta distante de Deus.

No livro de Ezequiel, o profeta chama isso de coração de pedra, a pessoa despreza as coisas e direções de Deus e que se conforma com a vida acabando na morte física.

Querem “curtir a vida”, esse é seu conceito, mas ainda dize que crê em Deus.

2- Mornos: Jesus diz que é melhor ser frio do que morno, por quê?

Quando se está morno não se tem a impressão de que está chegando perto?

Pessoa com aparência de vida, mas esta morta, é hipócrita, esta na igreja, na obra, participa de ministério, conhece a Palavra e a Deus, mas veste uma capa a qual é comparada a um sepulcro caiado.

Quando havia festas nas cidades, os túmulos eram pintados com cal, para que as pessoas passassem e não pisassem em cima e também por uma questão de beleza. Eram pintados por fora, mas representavam sepulturas de mortos.

Sepulturas são lugares fedidos, por fora pintados e por dentro guardam coisas podres.

A Bíblia nos adverte: “... se apartem do fermento dos fariseus...” (Mt 16:6)

Os religiosos têm zelo, amam a Deus, mas rejeitam a Jesus, a Palavra viva que veio em carne.

Os religiosos são pessoas que representam algo que não são. Querem aparecer e ser reconhecidos por homens. Os fariseus eram religiosos e faziam questão de se mostrar e que na Palavra diz que oravam de pé e ainda criticavam os outros.

Estamos falando dos mornos que são criteriosos, detalhistas quando olham para o pecado dos outros, mas não olham para si, são insubmissos, infelizes e não vivem o que pregam.

Morno é o meio termo, nem está tão perto e nem tão longe, mas acham que serão justificados diante de Deus.

“Jesus já está com o estômago embrulhado só de pensar”

3- Quentes: Foi aquele tocado por Deus.

Normalmente não sabe nem tanta coisa da Bíblia, mas busca, é humilde, é cheio do Espírito e onde toca incendeia, tem amor que transborda e contamina quem está por perto.

É dependente de Deus e quando erra, não finge que nada aconteceu se arrepende verdadeiramente, reconhece aonde caiu e o que vai importar é se consertar com o Senhor e não o que vão pensar. Jesus advoga com justiça e perdoa.

O inferno faz festa achando que esfriou, mas uma gotinha da misericórdia do Senhor levanta e não deixa isso acontecer. O relacionamento do cristão quente é com Deus e não simplesmente cumprir um rito de vir na igreja.

O quente é vivo, o morno é mecânico.
O quente faz por amor, o morno é um fardo a cumprir.
O quente faz com alegria porque faz para Deus e se alegra de uma vida sendo salva, o morno pergunta: só uma??

Mas o morno tem como se esquentar, basta:

• Reconhecer que é morno.
• A Palavra ministrada e revelada tem que entrar e permanecer, pedir perdão pelo orgulho, vaidade e apostasia.
• Geralmente a palavra é sempre para quem está do lado, não vê a realidade, o odor desagradável que está sendo produzido em si mesmo, mas se a pessoa se humilhar, a graça de Deus é aspergida sobre esta vida e começa a ser tocado e a ouvir a voz de Deus. O coração que estava como aço, começa a ser derretido e quebrantado e rios de águas vivas começam a correr dentro dele.
• Gastar tempo com Deus, criar o ambiente secreto de adoração, buscar a Deus, pedir amor, não importa o quanto saiba da Bíblia, quantas vidas ganhou, quantas curas. Deus diz: sem amor de nada nos vale.
• Transformar as críticas em intercessão.
• E o principal, pedir para Deus revelar a sua glória para que nossa vida seja transformada e que sejamos um instrumento de poder.

(II Corintios 3:18) - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.


 
Deus abençoe!
Ap. Rina

0 comentários:

Postar um comentário