MERGULHANDO NA PALAVRA

NOVA VIDA

TODA SEXTA-FEIRA

TODA SEXTA-FEIRA

LIBRAS

LIBRAS

Páginas

O OUTRO EVANGELHO

O outro evangelho

Num período muito grande na caminhada com Deus, o pastor sempre causou uma impressão nas pessoas de ser bravo. Porém ele explica que realmente tinha momentos em que ele ficava bravo, mas o que não entendiam é que é com o que o diabo faz na vida das pessoas e não como as próprias pessoas.

Na bíblia uma das únicas pessoas que não transmitia esta expressão de bravo era Paulo. Ele era muito tranquilo e manso, muito em paz, era uma pessoa muito querida e carinhosa.

Porém Paulo escreve uma carta de exortação, a carta de Gálatas, e ele não inicia com uma saudação como costumava fazer nas demais cartas, ele já começa batendo.

A maneira como se expressa na carta pode ser comparada com as atitudes dos profetas quando traziam juízo ao povo.

Gálatas 1.1-8
1Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos, 2e todos os irmãos meus companheiros, às igrejas da Galácia, 3graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do [nosso] Senhor Jesus Cristo, 4o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, 5a quem seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém! 6Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, 7o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. 8Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.

Ele começa carta mostrando quem ele é no mundo espiritual, e para que ele foi chamado. Se você pegar todos os textos de Paulo, nada se compara com esta introdução.

No verso 6, ele escreve ADMIRA-ME, isto é, estou assustado, estou passado. Paulo fica bravo, pois a igreja de Gálatas estava entrando em novo evangelho.

Só existe um evangelho, que significa “boa notícia”, mas eles estavam se desviando. Quando a sua casa está numa bagunça, Jesus vem e fala: “eu tenho uma boa notícia pra você”.

Quando os apóstolos pregavam o evangelho junto vinha o poder de Deus, e então maravilhas aconteciam. Quando o evangelho chega, o poder de Deus tem que chegar junto.

1 Tessalonicenses 1.5 “Porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós.”

O evangelho é o poder de Deus para aquele que crê. Este ano vai ser de grandes liberações na sua vida, mas somente palavras não vão mudar a sua vida, pois o que muda a tua vida é o poder de Deus.

A grande preocupação de Paulo é que a igreja não tivesse mais o poder de Deus, e fosse mais uma instituição que apenas debatessem palavras.

Ele queria mostrar que a igreja de Cristo não é apenas debater palavras, mas viver o evangelho, e só se vive, estando no poder de Deus.

Mateus 4.23 “Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo.”

Quando Jesus pregava o evangelho, junto com ele, vinha o poder de Deus. Quando o poder está com você, você chega em sua casa e fala: “casa eu tenho boas notícias para você e todo o mal tem que sair”.

Jesus por aonde ele ia era liberado o poder de Deus.

Mateus 11.2-5
2Quando João ouviu, no cárcere, falar das obras de Cristo, mandou por seus discípulos perguntar-lhe: 3És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro? 4E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho.

Jesus está dizendo a João Batista: “o poder chegou”.

Em João 5 relata a história de um homem enfermo que há 38 anos espera pela cura no tanque de Betesda, pois ele ouviu falar que ao movimento da água, de vez em quando um anjo do Senhor descia e agitava a água. O primeiro doente que entrava no tanque depois disso sarava de qualquer doença.

Há 38 anos ele esperava por uma boa notícia, há 38 anos só havia “palavra”, mas não poder.

Você não pode ficar só na palavra. Quando Paulo escreve: “outro evangelho”, isto significa o evangelho do “eu”.

Muitas pessoas vivem o evangelho do “eu” hoje em dia. Qual é o evangelho que você está escrevendo para você?

Ministrar o evangelho não é só pregar a outras pessoas, mas ministrar o poder de Deus que está acontecendo. Como eu sei que evangelho estou seguindo?

O evangelho produz uma tremenda transformação.

80% da população de Gálata seguiam ao evangelho, porém somente 1% permaneceu, as pessoas estavam começando a se esfriar, e isto acontece quando nós começamos a dar desculpas pelas que coisas que nós fazemos, e começamos a falar: “mais era na época de Jesus”.

Hebreus 13:8 “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.”

Confia no que o Senhor diz e você vai ver o poder do evangelho mudar a sua vida.

Verso 6, “saiu da graça de Cristo para outro evangelho”, isto é, vocês estão saindo da graça para fazerem suas próprias vontades. A graça é a dependência total de Deus, quem confia no poder de Deus entrega e permanece em paz.

Se o diabo consegue tirar a graça da tua vida, o poder de Deus, ele vai te derrubar.

Tito 2.11 “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens”.

A bíblia está dizendo que a graça é a manifestação de Deus em nós. Paulo pede três vezes que Deus afaste dele o espinho na carne, porém o que Deus diz?

“A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.” (2 Coríntios 12.8-9)

Nós nos fortalecemos na graça de Deus.

2 Timóteo 2.1 “Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.”

Evangelho significa avançar do Reino.

Paulo estava irado porque os gálatas estavam se desviando para um outro caminho, ele era muito usado para falar as igrejas, e nós precisamos tomar um imenso cuidado para não entrar em um outro evangelho.

Aonde você põe a mão Deus honra, Deus abençoa, pois o evangelho está acompanhado do poder. A tua palavra simples ou complicada tem o poder de mudar a vida de uma pessoa.

Deus está abrindo as janelas dos céus, e ninguém pode deter o poder de Deus. Se o inferno não pode deter o poder de Deus, nós temos que estar do lado do poder de Deus.

Atos 19.13-16
13E alguns judeus, exorcistas ambulantes, tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre possessos de espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega. 14Os que faziam isto eram sete filhos de um judeu chamado Ceva, sumo sacerdote. 15Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois? 16E o possesso do espírito maligno saltou sobre eles, subjugando a todos, e, de tal modo prevaleceu contra eles, que, desnudos e feridos, fugiram daquela casa.

Não adianta falar o que Jesus faz se o poder não te acompanhar. Você não anda com Jesus porque gosta ou não gosta dele, mas pela graça de Deus.

O evangelho não é da nossa maneira, evangelho só tem um, e não tem outra maneira de você viver as maravilhas de Deus nesta terra.

Gálatas 5.16-25
16Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 17Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 18Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 19Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. 22Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 24E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. 25Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.

Paulo estava sendo muito claro, ele estava dizendo: “cuidado”, “não bobeia”.

1 Coríntios 10.23 “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.”


1 Coríntios 6.12 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.”

Crucifica a tua carne, anda no espírito, que o poder do evangelho vai andar com você por onde você for, o inferno não te segura mais, o pecado não te segura mais.

Tudo é possível ao que crê. Deus é poderoso para mudar a história de qualquer um.

Começa a ser ministro de Deus sobre a sua família. Nós não temos nada, do mesmo jeito que viemos, nós iremos, mas nós temos a graça.

O que vai determinar a promessa de Deus em sua vida é o tempo, mas ela virá. Quando Deus ministrava, o diabo não tinha papo com Jesus, ele simplesmente tinha que sair.

Hoje você vai rasgar o teu evangelho e viver o evangelho do poder.

Culto de 25 de janeiro de 2009 - Pastor Digão

0 comentários:

Postar um comentário