MERGULHANDO NA PALAVRA

NOVA VIDA

TODA SEXTA-FEIRA

TODA SEXTA-FEIRA

LIBRAS

LIBRAS

Páginas

FORTALEÇA O SEU CORAÇÃO

No começo do ano o pastor começou a entrar mais profundamente na palavra e na oração, com o propósito de entender como os homens da bíblia reagiam diante dos desafios.
Foram homens que mudaram situações, e nações inteiras em poucos dias. Como estes homens conseguiram trazer a glória de Deus para o meio deste povo?

Eles eram desafiados pelo tempo e pelas dificuldades, mas prosseguiram firmes e foram vitoriosos. Moisés é um exemplo de um homem que foi desafiado desde o nascimento.

Paulo desafiou os problemas, e em uma de suas cartas ele disse: “nossa leve e momentânea tribulação” (2 Coríntios 4:17), mesmo tendo enfrentado grandes desafios (2 Coríntios 11:24-27).

E não foram só os homens da bíblia que desafiaram, Charles Spurgeon, em sua época, por volta de 1853, desafiou a sua geração. Como esses homens conseguiam perseverar diante de tantos desafios?

Estamos entrando em um período onde a igreja se faz necessária na face da terra, mas precisamos nos tornar desafiadores, e saber que o tempo de Deus se difere do nosso, onde um dia é como mil anos e mil anos são como um dia para Ele. (2 Pe. 3.8)

Esses homens se apoiavam neste versículo e não se desmotivavam, pois eles sabiam que as promessas de Deus iam se realizar, no tempo Dele.

Davi foi outro que desafiou o seu futuro, a sua história. Ele foi criado por um pai que treinava os filhos para a guerra, porém somente ele não foi criado assim, pois foi criado para cuidar de ovelhas.

Ele era um menino que provavelmente conhecia as promessas que foram liberadas ao seu povo. Qual é a atitude que você toma quando a dificuldade te cerca?

O que vai fazer a diferença é a atitude que você vai tomar diante dos seus problemas. O que você é hoje é o que você fez ontem.

Tudo o que você semear hoje vai colher amanhã. Você deve se alegrar nas lutas.

Existem duas histórias escritas ao seu respeito, uma é o que o diabo quer para você, e outra a que Deus quer e que já está escrita.

Tanto no Reino de Deus como no natural, a vitória não aconteceu pelos que tinhas o maior número de armamentos bélicos ou os mais poderosos, mas aqueles que se mostravam imponentes, pois só pela postura que um grupo se apresentava o outro fugia.

Chega um urso para pegar as ovelhas de Davi, e ele poderia ter duas atitudes, uma era correr e outra era enfrentar o urso, mas o que na verdade estava em jogo era o seu futuro, e, portanto ele resolve lutar pelo futuro dele.

O que você faz quando os problemas aparecem? Você não vai mais a igreja? Você não lê mais a bíblia?

Neste caso você está entregando o seu futuro para o diabo. Deus tem um futuro maravilhoso para você, e você não deve abrir mão dele.

Em outra ocasião, a bíblia diz que Davi foi levar comida para os seus irmãos que estavam a frente de uma batalha contra os filisteus, porém quando Davi chega ele vê o exército de Israel escondido, pois estavam com medo do gigante.

Mas Davi resolve desafiar o gigante e deixa que ele atrapalhe o seu futuro maravilhoso. Davi pega uma funda e desafia o gigante que estava tentando paralisar o futuro daquele povo.

1 Samuel 17.42-47
42Olhando o filisteu e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço ruivo e de boa aparência. 43Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para vires a mim com paus? E, pelos seus deuses, amaldiçoou o filisteu a Davi. 44Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas-feras do campo. 45Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. 46Hoje mesmo, o Senhor te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel. 47Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos.

O inferno está querendo acabar com o seu futuro? Você tem que dar a mesma resposta que Davi deu diante da afronta do inimigo.

Quando você fica abatido e paralisado, você abre mão do seu futuro. Tempos depois Saul fica irado com Davi, pois ele se destacava, e ele foge de Israel, pois Saul estava tentando o matar.

(1 Samuel 21 e 22)

Saul estava tão furioso com Davi que matou os sacerdotes que Davi procurou refugio. Depois Davi fugiu da cidade de Gate e foi para uma caverna perto da cidade de Adulã. Quando os seus irmãos e o resto da família souberam que ele estava lá, foram ficar com ele. E todos os homens que estavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito também foram, e Davi se tornou o chefe deles. Havia com ele mais ou menos quatrocentos homens.

Davi desafia o seu futuro novamente, e estes homens que pareciam dar em nada, a bíblia diz que eles eram hábeis para a guerra. Muitas outras situações difíceis Davi enfrentou, mas ainda assim podemos ver em Salmos 139, que ele ora dizendo: “Sonda-me, e vê se há em mim algum caminho mau.”

1 Samuel 30.1-6
1Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens, ao terceiro dia, a Ziclague, já os amalequitas tinham dado com ímpeto contra o Sul e Ziclague e a esta, ferido e queimado; 2tinham levado cativas as mulheres que lá se achavam, porém a ninguém mataram, nem pequenos nem grandes; tão-somente os levaram consigo e foram seu caminho. 3Davi e os seus homens vieram à cidade, e ei-la queimada, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos. 4Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar. 5Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas: Ainoã, a jezreelita, e Abigail, a viúva de Nabal, o carmelita. 6Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus.

Não entregue de mão beijada o teu futuro, lute por ele. Davi foi para uma guerra contra os filisteus, e enquanto ele estava em guerra, a tropa dos Amalequitas roubava todo o seu futuro, suas mulheres e crianças foram levadas cativas, estas que representavam o futuro.

Davi olha para o seu futuro e vê tudo acabado, porém ele sabia muito bem o que era derrubar um gigante e, portanto ele se fortaleceu no Senhor. (v.6)

O que nos faz seguir adiante e termos um futuro maravilhoso é nos fortalecer no Senhor. Tem muita gente tentando se fortalecer no Senhor de maneira natural, de maneira humana, mas a única maneira é se fortalecendo no coração.

Salmos 27.14 “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.”

Davi se fortalecia no futuro que Deus tinha para ele, ele buscava nas promessas que o Senhor tinha para a vida dele, nós devemos fazer o mesmo.

Filipenses 4.19 “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.”

Salmos 31.24 “Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos os que esperais no Senhor.”

Como fazemos para esperar em Deus? Aprendendo a nos fortalecer Nele.

Isaias 40.28-31
28Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. 29Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. 30Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, 31mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

O dia a dia te cansa, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças.

Você precisa pegar a palavra de Deus e começar a se fortalecer, não aceite o futuro que o inferno quer te entregar. Nós precisamos de uma geração que reage como Davi

1 Samuel 30.7-20
7Disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me aqui a estola sacerdotal. E Abiatar a trouxe a Davi. 8Então, consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o Senhor: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás. 9Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde os retardatários ficaram. 10Davi, porém, e quatrocentos homens continuaram a perseguição, pois que duzentos ficaram atrás, por não poderem, de cansados que estavam, passar o ribeiro de Besor. 11Acharam no campo um homem egípcio e o trouxeram a Davi; deram-lhe pão, e comeu, e deram-lhe a beber água. 12Deram-lhe também um pedaço de pasta de figos secos e dois cachos de passas, e comeu; recobrou, então, o alento, pois havia três dias e três noites que não comia pão, nem bebia água. 13Então, lhe perguntou Davi: De quem és tu e de onde vens? Respondeu o moço egípcio: Sou servo de um amalequita, e meu senhor me deixou aqui, porque adoeci há três dias. 14Nós demos com ímpeto contra o lado sul dos queretitas, contra o território de Judá e contra o lado sul de Calebe e pusemos fogo em Ziclague. 15Disse-lhe Davi: Poderias, descendo, guiar-me a esse bando? Respondeu-lhe: Jura-me, por Deus, que me não matarás, nem me entregarás nas mãos de meu senhor, e descerei e te guiarei a esse bando. 16E, descendo, o guiou. Eis que estavam espalhados sobre toda a região, comendo, bebendo e fazendo festa por todo aquele grande despojo que tomaram da terra dos filisteus e da terra de Judá. 17Feriu-os Davi, desde o crepúsculo vespertino até à tarde do dia seguinte, e nenhum deles escapou, senão só quatrocentos moços que, montados em camelos, fugiram. 18Assim, Davi salvou tudo quanto haviam tomado os amalequitas; também salvou as suas duas mulheres. 19Não lhes faltou coisa alguma, nem pequena nem grande, nem os filhos, nem as filhas, nem o despojo, nada do que lhes haviam tomado: tudo Davi tornou a trazer. 20Também tomou Davi todas as ovelhas e o gado, e o levaram diante de Davi e diziam: Este é o despojo de Davi.

Abiatar foi o único sacerdote sobreviveu à matança de Saul, pois ele fugiu. Não deixe o inimigo roubar o teu futuro, a tua esperança, pois este é um momento de alegria para ele.

Hoje o inferno vai ter que reconhecer que tem um povo que sabe se fortalecer no Senhor. Não são os gigantes que vão determinar se eu vou, ou não vou ter um futuro brilhante, mas as promessas do Senhor é que devem determinar.

Tudo o que Deus te prometeu, Ele vai cumprir. Desafie o seu futuro, desafie a sua história.

Em apenas um dia, Davi lutou, guerreou e venceu.

Eles andaram cerca de 100 kms para chegar até o inimigo, porém 200 homens ficaram pelo meio do caminho, mas Davi e mais 400 permaneceram na caminhada, e não pararam.

Quando as promessas de Deus estiverem concluídas em sua vida, você vai glorificar. Cada vez que o povo de Deus estava em crise, eles se moviam contra a crise, e eles venciam, pois Deus era com eles.

Não desanime, não podemos entregar o nosso futuro nas mãos do inimigo. Nós como igreja devemos nos levantar pela força que vem do Leão da Tribo de Judá, pois o Leão da Tribo de Judá venceu.

Quando você colocou Jesus no seu coração, você passou a ser vencedor. E se você não fortalecer o seu coração no Senhor, você não vai conseguir continuar vencendo.

Os teus traumas, as tuas dificuldades tem determinado o teu futuro, mas você tem que se fortalecer no Senhor.

Salmos 62
1Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação. 2Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei muito abalado. 3Até quando acometereis vós a um homem, todos vós, para o derribardes, como se fosse uma parede pendida ou um muro prestes a cair? 4Só pensam em derribá-lo da sua dignidade; na mentira se comprazem; de boca bendizem, porém no interior maldizem. 5Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança. 6Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei jamais abalado. 7De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio. 8Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio. 9Somente vaidade são os homens plebeus; falsidade, os de fina estirpe; pesados em balança, eles juntos são mais leves que a vaidade. 10Não confieis naquilo que extorquis, nem vos vanglorieis na rapina; se as vossas riquezas prosperam, não ponhais nelas o coração. 11Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus, 12e a ti, Senhor, pertence a graça, pois a cada um retribuis segundo as suas obras.

Deus está mudando futuros aqui, hoje Deus está mudando a tua história. Ele derrama a alegria que vem da parte Dele

Culto de 29 de março de 2009 - Pastor Rodrigo

0 comentários:

Postar um comentário