MERGULHANDO NA PALAVRA

NOVA VIDA

TODA SEXTA-FEIRA

TODA SEXTA-FEIRA

LIBRAS

LIBRAS

Páginas

SOMOS BARROS NA MÃO DO OLEIRO

O profeta Jeremias no capitulo 18 de seu livro, diz que somos barro na mão do oleiro.
Pense em Deus como oleiro e nós como barro, pode ser uma cena até engraçada, pois Deus tem que lidar com um barro com vontade própria. Pois quanto fácil deve ser para o oleiro lidar com o barro?

Pois ele está acostumado a lidar com barro. Deus olha para você e imagina algo maravilhoso, mas quando Ele começa a te moldar, você começa a dar palpite.

É como uma escultura que não se deixa moldar ou um quadro que não deixa ser pintado. Que resultado podemos esperar?

Muitos hoje chamam Jesus Cristo de Senhor, mas poucos aceitam seu senhorio. Nós somos rebeldes e muitos não aceitam se sujeitar a Ele.

Nós amamos o poder da decisão, mas apreciamos os desígnios de Deus, desde que Ele nos peça algo que estamos querendo fazer. A maioria fala de fé, confiança, mas poucos crêem no que Ele pode fazer por nós.

Sempre foi assim, mesmo quando vemos os grandes heróis da bíblia sagrada. Foi assim com Moisés, ele diz: não sei falar.

Quando Deus chamou Jeremias, ele diz que ele ainda é uma criança. E se olharmos para Gideão, ele diz que ele é o menor da sua casa.

Isaias teve uma maravilhosa experiência com Deus, mas diz: Deus eu tenho lábios impuros. Grandes homens, mas que deram trabalho para Deus e que Deus teve que ensinar.

O interessante é que os planos de Deus não falham e a palavra de Deus não volta vazia. Os planos de Deus ninguém pode impedi-lo de fazer.

Nem o profeta (Jonas) que não quis fazer os planos Dele escapou.

Isaias 55.9
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Os teus planos para Deus são planinhos. O que Deus quer fazer na sua vida excede a tua compreensão hoje.

Isaías 55:10-11

10 - Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, 11 - Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
A minha palavra não volta vazia, ela vai cumprir o seu propósito, pois foi assim que Ele desejou. A vontade de Deus sempre prevalece.

Como é triste ver pessoas lutando com Deus. A obediência acelera o processo com Deus.

A pior coisa é entrar em conflito com Deus. Uns entendem rápido, mas muitos endurecem o seu coração.

Hebreus 3:8-9

8 - Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto.
9 - Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras.
 
Deus dizendo: hoje se ouvirem a minha voz, não endureçam o seu coração. Deus olha aquilo que aconteceu no deserto, como uma provocação.

O que eles fizeram para Deus os chamar de provocadores?

Esses homens não creram no que Deus disse. Por causa disso o povo ficou 40 anos no deserto. Todo o tempo Deus diz no Antigo Testamento: “povo de duras servis”.

É como se Ele dissesse: porque eles são tão duros? Quanto mais endurecemos os nossos corações, mais ficamos no deserto. Tem gente que está passando anos dando volta no mesmo lugar.

Salmos 32:8-9

8 - Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.
9 - Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti.
É Deus dizendo: Filho meu, filha minha, Eu vou dar conselhos, simplesmente escuta e obedece. Se você continuar me afrontando, não me obrigue a usar o freio para te manter no caminho.

Quando Deus olha para a tua vida, Ele não tem prazer nenhum em te tratar assim, mas se precisar Ele vai fazer.

Atos 26:4-14

4 - Quanto à minha vida, desde a mocidade, como decorreu desde o princípio entre os da minha nação, em Jerusalém, todos os judeus a conhecem, 5 - Sabendo de mim desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu. 6 - E agora pela esperança da promessa que por Deus foi feita a nossos pais estou aqui e sou julgado. 7 - À qual as nossas doze tribos esperam chegar, servindo a Deus continuamente, noite e dia. Por esta esperança, ó rei Agripa, eu sou acusado pelos judeus. 8 - Pois quê? julga-se coisa incrível entre vós que Deus ressuscite os mortos? 9 - Bem tinha eu imaginado que contra o nome de Jesus Nazareno devia eu praticar muitos atos; 10 - O que também fiz em Jerusalém. E, havendo recebido autorização dos principais dos sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e quando os matavam eu dava o meu voto contra eles. 11 - E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecido demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui. 12 - Sobre o que, indo então a Damasco, com poder e comissão dos principais dos sacerdotes, 13 - Ao meio-dia, ó rei, vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam comigo. 14 - E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões.
Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões. Paulo perseguia os santos e aqui ele tem uma visão que diz: Saulo porque me persegues?

Este aguilhão é um instrumento usado na agricultura, hoje é usado tratores, mas antes eram bois para puxarem os carros e quando eles empacavam, o seu dono usava aguilhões (ferro pontiagudo) para espetar os animais.

Existem animais tão teimosos, que mesmo sendo cutucados não saem do seu lugar. Muitos animais além de continuarem empacados, davam coices e quanto mais resistiam, mais ficavam machucados e mais doía.

Deus tem os seus aguilhões, Ele tem as suas maneiras de fazer você andar. Deus é um Pai de amor, essa espetada vem primeiramente como uma voz suave.

Deus quer nos convencer e Ele vai nos convencer. Quanto mais coice você dar, mais você vai se machucar.

Mas nós somos especialistas em negociar com Deus. Deus está dizendo: Filho não é isso o que eu tenho pra você, muda o teu caminho.

E outras vezes Deus está dizendo: filho vai, eu sou contigo, porém você não vai. É quando Deus fala: está errado, não é assim, mas você manipula tanto a história, que até você acaba acreditando nela.

“Mas Deus”, eu sei, eu sei, eu sei...

Com certeza Paulo vinha sendo espetado. Ele estava percebendo algo, mas ele estava abraçado pela religião, e falhava em insistir, mesmo não sentindo paz. Mas ao mesmo tempo ele ouvia testemunhos dos cristãos.

Lá no fundo esse Jesus o incomodava. E a resposta dele era se tornar mais rígido contra o cristão. A gente bate, joga pedras e eles não perdem a paz, o amor.

Ele se sentia tocado, comovido, mas ele resolveu recalcitrar, dava coice e se rebelava. Todo quebrado, todo arrebentado, mas continuava dando coice.

Você quer que Jesus apareça para você?

Atos 9:1-9

1 - E SAULO, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do SENHOR, dirigiu-se ao sumo sacerdote. 2 - E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. 3 - E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. 4 - E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5 - E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. 6 - E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. 7 - E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. 8 - E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco. 9 - E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.

Paulo está dizendo aqui como a coisa aconteceu.

Você querendo ou não, você seguindo as tradições que for, quando Deus te escolheu, você caiu também (verso 4).

Verso 7 É quando Jesus te toca de uma forma tão real e verdadeira, que as pessoas passam a não te conhecer mais, não te entender mais, pois você já não a mesma língua. É quando Deus tira a sua bússola, seu GPS.

E quando Paulo perde a visão: como é que ia ser a vida dele? Mas antes eu sabia, tinha certeza que era ali, mas agora você precisa de alguém te segurando a mão.

Ali ele simplesmente se rende. E ali Deus diz: Vai e ele responde.

Atos 9:10

10 - E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.

Culto de 15 de março de 2009 - Domingo Noite - Ap. Rina

0 comentários:

Postar um comentário