MERGULHANDO NA PALAVRA

NOVA VIDA

TODA SEXTA-FEIRA

TODA SEXTA-FEIRA

LIBRAS

LIBRAS

Páginas

NÃO ESCONDA A LUZ

Mateus 5:14-16 14Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Todo capitulo 5 do livro de Mateus é baseado em declarações feitas por Jesus.

Jesus aqui não apresenta o caminho da salvação, nessas declarações Ele apresenta o caminho de uma vida justa para aqueles que fazem parte da família de Deus.

Ele apresenta um caminho reto. Lendo esse texto entendemos que existem duas coisas que o cristão não pode deixar acontecer:

1ª – não deixar apagar a luz em nosso coração
2ª – não esconder a luz que sai da nossa vida.

A luz se apaga quando uma enxurrada de más notícias começam a chegar em nossos ouvidos. Recentemente um homem diante do fato da queda da bolsa de valores declarou que dessa maneira não valia a pena viver.

Agora, você acha que existe alguma luz a vida de um homem que faz tais declarações? Onde esta o alicerce da sua vida?

Temos que deparar com as más notícias e aprender a superá-las.

Lucas 8:49-50
49Estando ele ainda falando, chegou um dos do príncipe da sinagoga, dizendo: A tua filha já está morta, não incomodes o Mestre. 50 Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva.

Muitas vezes nos colocamos num tripé de super homem e super mulher. Muitas pessoas não querem sair desse tripé e mostrar o quanto é sensível, falhas, mostrar que também choram, ficam tristes.

Em Lucas 8:49 podemos observar que todos viam Jairo como um super homem. Mas diante da má noticia ele precisou se humilhar e esperar.

Jairo precisou aprender a superar as más notícias. Jairo aprendeu três coisas:

- se humilhar
- esperar
- superar as más notícias

Saiba que as más noticias vêm com o propósito de apagar a luz no nosso coração, elas fazem mal, elas apagam o brilho nas nossas vidas. Devemos aprender a superar as más notícias.

Por mais que você ouça as más notícias, anuncie o evangelho, pois isso é um privilégio para aqueles que servem a Deus. Muitas vezes ficamos tão habituados a ouvir más notícias que quando escutamos uma boa notícia achamos que é mentira.

A luz do teu coração não se apagará diante das más notícias, porque a sua luz ofusca as trevas.

Marcos 9:17-23
17 E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo; 18 E este, onde quer que o apanha, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.19 E ele, respondendo-lhes, disse: O geração incrédula! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei ainda? Trazei-mo. 20 E trouxeram-lho; e quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, escumando. 21 perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância. 22 E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos. 23 E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.

Nesse trecho Jesus pergunta há quanto tempo o filho sofre, isso para saber se existia esperança no coração do pai. E há quanto tempo alguma situação tem oprimido a sua vida?

Ou você crê ou você não crê.

Lendo Mateus 25:14-30 – parábola dos talentos

Nunca queira algo que você não tem condição ou capacidade de multiplicar na sua vida. Deus dá a cada um segundo a sua capacidade. Quando você não sabe em que parte do corpo faz parte, você apaga ou esconde a luz que tem dentro de você.

I Samuel 2:12

A partir desse versículo a bíblia relata a história de alguns homens que estavam deixando a luz do Senhor se apagar. Quando a luz na vida de um homem se acede através de Jesus Cristo ele não pode escondê-la.

O mundo esta em trevas e você é a luz e infelizmente existem homens que escondem essa luz. Quando você esconde essa luz ela começa a se apagar.

Algumas pessoas, por exemplo, esconde que são crentes.

Os filhos de Eli estavam deixando a lâmpada se apagar. Na frente da igreja eles eram uma coisa, mas em casa eram outra, eles davam mal testemunho. Faziam as coisas que não agradava a Deus e achava normal.

Era mais ou menos assim:

- não tem nada a ver, isso é normal, mas eita coisa que faz o crente se da mal.

Dentro do templo havia alguns utensílios que eram usados para adoração, o candelabro era um desses itens, as lâmpadas deviam estar acessas o tempo todo, mas elas estavam se apagando porque as pessoas destinadas a cuidar das lâmpadas não estavam comprometidas.

Quando é dado algo para você e você não cuida, Deus coloca outro em seu lugar.

I Samuel 3:1-13
Às vezes temos dificuldade em ouvir a palavra de Deus. E Deus fala conosco de várias maneiras.

Quando Deus te chamar diga Eis-me aqui Senhor. Deus pode estar te chamando, para restaurar, restituir, para o ministério, para a vida familiar.

Hoje Deus pode estar te incomodando para te levantar dentro da sua casa, para que a lâmpada não se apague. A repreensão e a exortação cura, restaura, alivia nossas dores. A palavra de Deus não vem para te matar, mas para te dar alivio.

Alimentar um sentimento maligno apaga a chama. Deixe as lâmpadas acessas no seu coração. Tenha o desejo de iluminar a vida dos outros.

Às vezes carregamos Deus como um amuleto e isso é perigoso, pois quando você chamar Ele não vai te ouvir.

Leia I Samuel 4

Você não pode colocar Deus na sua vida somente quando passa por uma situação difícil. A lâmpada tem que estar acessa o tempo todo. Deus não precisa de nós, nós é que precisamos de Deus.

Imensurável Amor - Livres para adorar
Quem compreendeu a Mensagem, a Mensagem da Cruz.
É Loucura para os homens, Poder de Deus para os que crêem.
Às vezes sinto que me amou, mais do que Seu próprio Filho.
Pois o deste, o deste em meu lugar, mesmo sabendo que,
Muitos não creriam, muitos zombariam da Mensagem,
Da Mensagem da Cruz.
E que eu muitas vezes me esqueceria, daquele dia quando me encontrou.
Mas mesmo assim o Senhor se agarrou naquela Cruz.
Imensurável Amor, Indescritível Senhor,
Me perdoe por não compreender, a beleza do Teu infinito Amor.
Imensurável Amor, Indescritível Senhor,
Meu coração deseja compreender, a beleza do Teu infinito Amor.

Nunca se esqueça de TUDO o que o Senhor passou para que hoje estivéssemos aqui. Não deixe a sua lâmpada se apagar. Não esconda sua luz.

Você é luz do mundo

Deus Abençoe.
23/11/2008 - Pastor Giba

0 comentários:

Postar um comentário