MERGULHANDO NA PALAVRA

NOVA VIDA

TODA SEXTA-FEIRA

TODA SEXTA-FEIRA

LIBRAS

LIBRAS

Páginas

AMOR

AMOR
DEUS está associado com o amor, o amor é a essência de DEUS. O amor sincero e verdadeiro é algo que representa o nosso DEUS. Ele é a nossa fonte de amor. É DEUS quem nos ensina a dar e a receber amor.

Aquele que não ama não conhece a DEUS; porque DEUS é amor. (1 João 4:8)
Amar não é ter um sentimento.O amor é uma escolha, e não um sentimento ou uma reação natural. Reações naturais são aquelas em que a pessoa pratica como conseqüência natural de algum outro fato anterior. Por exemplo, comer é uma reação natural (a pessoa come quando tem fome), dormir é uma reação natural (a pessoa dorme quando tem sono), respirar é uma reação natural (os órgãos respiratórios naturalmente funcionam objetivando a respiração, como uma espécie de auto defesa contra a falta de ar), etc. Já o amor esperado por DEUS é uma escolha que independe de circunstâncias, é uma atitude que independe do que outras pessoas façam. Gostar é muito diferente de amar. Amar é se dar e se doar.

Já o gostar dá uma conotação de julgamento e semelhança, sendo uma relação baseada em trocas e conveniências. O grande desafio do homem é viver a sua vida em amor.
Amar é gastar tempo com alguém. Quanto mais tempo você gasta com algo, mais amor você tem por isso. E quando passamos a gastar tempo em amor de uma maneira que agrada a DEUS, estamos investindo e aplicando esse tempo, e certamente haverá um grande retorno nisso.

No grego antigo, havia três palavras para traduzir amor:

· Amor Philéo: é o amor amizade.
Esse amor é aquele que sentimos com nossos irmãos e pais.
· Amor Eros: é o amor sexual entre um homem e uma mulher, e como sabemos, esse amor deve ser praticado dentro do casamento.
· Amor Ágape: é o amor que caracteriza DEUS. Trata-se do amor que DEUS tem por nós, um
amor leal, firme e fiel. Não importa o que o homem faça, o amor de DEUS não aumentará e
não diminuirá, simplesmente vai continuar o mesmo, ou seja, um amor eterno, infinito e
imensurável. É um amor tão grande a ponto de ser sacrifical.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

O DIABO E O AMOR
O diabo não conhece o amor, ele não consegue ter e praticar o amor. O amor para ele é algo
insuportável. E como ele não suporta o amor, ele o distorce da seguinte forma:

· Faz com que o amor philéo seja motivado por interesse.
· Faz com que o amor eros seja praticado fora do casamento.
· Faz com que os homens não recebam o amor ágape e tampouco vivam e distribuam esse amor.

O AMOR QUE VEM DE DEUS
Nós conseguiremos cumprir o grande mandamento de amar o inimigo quando vivermos na ação do Espírito e não quando vivermos na reação da carne.

Quando falamos do amor de DEUS, estamos falando de um amor santo.

DEUS é luz, e não há nele treva nenhuma. (1 João 1:5)
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e
o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. (1 Coríntios 13)


Esse amor não vem naturalmente após a nossa conversão a JESUS CRISTO. É algo que precisa ser conquistado com luta e perseverança durante a nossa caminhada com DEUS.

A nossa vida aqui na Terra é passageira. Existe um dom que é maior do que todos os outros, trata-se do dom do amor. Toda profecia, palavra, cura, milagre, são tremendos. Porém um dia tudo isso vai desaparecer, pois são armas atuais que DEUS nos dá. O nosso alvo está no lugar que DEUS tem preparado para seus filhos, e no dia em que vermos face a face o SENHOR (ver 1 Coríntios 13:12), esses dons não mais serão necessários. Mas o dom do amor jamais passará, ele vai permanecer para sempre. Isso nos leva a conclusão de que como DEUS é eterno, o amor também será eterno.

O amor é tão importante em nossas vidas que JESUS resumiu todos os mandamentos em apenas dois.

E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar. E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. (Mateus 22:34-40)

O amor nos leva automaticamente ao cumprimento de todos os demais mandamentos e leis do SENHOR.

Nós temos que amar a todas as pessoas, mas JESUS estabeleceu uma seqüência (um ranking).
1º lugar à DEUS
2º lugar à próximo

MAS PORQUE DEVEMOS FREQUENTAR UMA IGREJA ?
Muitas pessoas dizem: “por que eu tenho que ir a igreja se eu já amo e faço o bem ao próximo?”
Temos pelo menos quatro respostas para isso:

1 – o SENHOR ordena a sua benção e a sua vida aonde há união entre os irmãos. DEUS criou o ser humano para viver em comunhão, isso é uma característica natural do homem. O isolamento do convívio social é conseqüência de depressão, egoísmo, orgulho, entre tantos outros problemas causados pelo pecado e pela influência maligna. O relacionamento entre pessoas é uma necessidade de todo ser humano. E a igreja representa esse convívio entre pessoas, pessoas diferentes que possuem cada uma as suas funções. A igreja é o Corpo de CRISTO, sendo que JESUS é o cabeça e as pessoas são os demais membros desse Corpo.

Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos......Ali ordena o SENHOR a sua benção, e a vida para sempre (Salmo 133:1 e 3)

2 – A igreja é uma ordenança de JESUS, sendo que o inferno não prevalece sobre a cobertura espiritual da igreja, e não sobre homens. Por esse motivo precisamos estar debaixo da cobertura espiritual de uma igreja de JESUS.

Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mateus 16:18)

3 – Claro que nós, na intimidade dos nossos quartos e casas, buscarmos a DEUS, Ele se manifestará. Porém isso não nos isenta da responsabilidade de congregarmos em uma igreja. Ou seja, precisamos buscar tanto nas nossas casas quanto na igreja,

Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. (Mateus 18:20).

4 – existe o “princípio do copo e da jarra”. No mundo, se alguém “pisar na bola” sucessivamente com o outro, chegará um momento em que haverá uma explosão nessa relação. Para que isso não aconteça, é necessário que enchamos o nosso copo e a nossa jarra para que consigamos amar as pessoas. Amar quem nos ama é fácil, porém amar quem nos faz o mal somente é possível através de DEUS. Tudo o que DEUS fez nas ordenanças e mandamentos não são para Ele, e sim para nós.

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado. Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós: em que nos deu do seu Espírito. E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus. E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele. Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo. No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. Nós amamos porque
ele nos amou primeiro. Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão. (1 João 4:7-21)


AMOR A DEUSPor que precisamos amar a DEUS em primeiro lugar? É porque vem Dele o nosso suprimento, a nossa capacitação. O amor é uma atitude que constrange as pessoas, pois o mundo não está acostumado a isso. E o amor de DEUS nos constrange a ponto de não suportarmos mais
permanecermos sujos diante Dele. Se amarmos as pessoas antes de DEUS, poderemos tropeçar a qualquer momento. Se colocarmos as pessoas antes de DEUS, nos decepcionaremos, pois todos nós sem exceção somos falhos. Quando amamos ao SENHOR acima de todos e de tudo, recebemos grande proteção e livramento, além de sermos cheios pelo ESPÍRITO SANTO.
Se um dia nós não suportarmos viver sem algo que não seja DEUS, algo estará errado na nossa vida.
Melhor será revermos os nossos valores.

Não há amor verdadeiro sem doação de tempo. Sem tempo não existe o amor. Mas o que seria esse tempo? Gastar tempo em oração, escrever uma carta, telefonar, etc. O homem precisa criar uma determinada disciplina em seu relacionamento com DEUS para que consiga crescer em amor com DEUS.

Amar a DEUS é destinar tempo a Ele, e também é dar o melhor para Ele. Por exemplo, quando
estudamos a palavra de DEUS, estamos gastando tempo com DEUS. A primeira condição para amar a DEUS é destinar tempo, e uma maneira de se conseguir fazer isso é administrar o tempo que temos.

Doar tempo para DEUS não é a mesma coisa que fazer a obra de DEUS. Podemos trabalhar para
DEUS, porém não estarmos efetivamente com DEUS. Isso nos tornaria pessoas frias, duras e secas.

Maior é a obra que DEUS vai fazer na nossa vida do que a obra que DEUS vai fazer COM as nossas vidas. Esse tempo que DEUS quer de nós é algo íntimo e pessoal. É nesse momento que seremos cheios, será nesse momento que DEUS encherá os nossos copos e jarras para que possamos distribuir esse mesmo amor ao mundo também.

DEUS entregou os mandamentos ao homem para que fossem cumpridos. Os mandamentos são
ORDENS de DEUS ao homem. E o primeiro mandamento é para amarmos a DEUS acima de todas as coisas.

Amarás, pois, o SENHOR teu DEUS de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. (Deuteronômio 6:5)
Amar a DEUS faz com que o cristão tenha experiências através de alguns fatos.

· Correspondência: o amor passa a fazer parte de ambos os lados do relacionamento. O
homem passa a corresponder o amor transmitido originalmente por DEUS.

Nós amamos porque Ele nos amou primeiro. (1 João 4:19)

· Ser conhecido: quando o cristão manifesta o seu amor a DEUS, ele prova para o SENHOR
que independentemente do que ocorra, a sua vida continuará nas mãos Dele.

Mas, se alguém ama a DEUS, esse é conhecido dele. (1 Coríntios 8:3)

· Receber livramento: há uma promessa de livramento para aqueles que amam a DEUS.

Porque a Mim se apegou com amor, Eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. (Salmo 91:14)

· Viver o propósito de DEUS: quando amamos o SENHOR acima de todas as coisas, sempre
estaremos confiantes em qualquer que for a situação que enfrentarmos. Isso nos permite
enxergar o PLANO COMPLETO de DEUS para nós ao invés de enxergar apenas o plano
imediato.

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a DEUS, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Romanos 8:28)

· Ser abençoado: DEUS ama abençoar todo seu povo, e ama abençoar aqueles que o amam.

E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao SENHOR vosso DEUS, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, Então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite. E darei erva no teu campo aos teus animais, e comerás, e fartarteás. (Deuteronômio 11:1315)

· Ser obediente: como resultado do nosso amor a DEUS, desenvolvemos uma profunda
obediência a Ele.

Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. (João 14.15)
Aqui está um versículo chave para o entendimento do que é amar a DEUS. Aquele que
verdadeiramente ama a DEUS, O coloca sobre tudo e sobre todos, fazendo exatamente o que deseja, e isso sempre com obediência e humildade.

Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me (agapos) mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo (agapos). Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos. Tornou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, amas-me (agapos)? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo (agapos). Disse-lhe: Pastoreia as minhas ovelhas. Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amas-me (agapos)? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas-me?
E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo (phileo). Disse-lhe
Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. (João 21:15-17)

Na tradução da Bíblia para o português, os termos “ágape” e “philéo” são igualmente traduzidos por “amor”. Porém como observamos no início, essas duas palavras gregas têm significados diferentes. O ultimo verso nos mostra Pedro constrangido, admitindo para Jesus ainda tinha o amor “philéo”, e JESUS já sabia disso. Pedro ainda teria o amor “ágape” a sua disposição quando o Espírito Santo habitas-se em seu interior, pois o amor “ágape” nada mais é o do que o amor de DEUS dentro de nós.

Quando Pedro nega JESUS, isto não quer dizer que ele não O amava, mas o fato era que ainda esse amor era condicional, Pedro não estava disposto a morrer por este amor. Após a ascensão de JESUS e a descida do ESPÍRITO SANTO, Pedro passa a ser morada de DEUS e o amor “ágape” consegue ser desenvolvido no caráter de Pedro, e vemos o mesmo homem que negara JESUS, declarar com intrepidez a mensagem do Evangelho, sem temer a prisão ou açoites (ver em Atos 4:1-20).

Quando a pessoa permite que o ESPÍRITO SANTO habite dentro dele, ele lutará para andar em
Espírito e manifestará o fruto do Espírito, especificamente nesse caso o amor (amor ágape). Aquele que negava DEUS em suas atitudes passa a ter firmeza e intrepidez diante das situações, colocando o amor a DEUS sobre todas as coisas em sua vida! Aleluia!

AMOR AO PRÓXIMOAmar o próximo é o segundo mandamento que DEUS deu ao homem. Amar o próximo é também destinar tempo a ele, demonstrando a importância dele em sua vida.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Mateus 22:39)
Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo? (Mateus 5:43-46)

Nossa carne e alma são incentivados por satanás a amar somente as pessoas que “merecem” o nosso amor. No entanto, o amor é uma característica do fruto do Espírito de DEUS em nossas vidas. O verdadeiro amor não é interesseiro, e por isso é capaz de alcançar até os inimigos. O amor não deseja o mal e nem se alegra até mesmo quando o inimigo cai ou perece, mas busca sempre o bem.

O amor é uma atitude e não um sentimento, como o mundo prega. Nós ESCOLHEMOS amar e não esperamos um sentimento brotar para que então possamos ter atitude de amor. O verdadeiro amor jamais acaba.

O AMOR NUNCA FALHA!

Quando os caminhos do homem agradam ao SENHOR, faz que até os seus inimigos tenham paz com ele. (Provérbios 16:7)
Se alguém diz: Eu amo a DEUS, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a DEUS, a quem não viu. E dele temos este mandamento, que quem ama a DEUS ame também a seu irmão. (1 João 4:20 e 21)
AMAR A SI MESMO

Também é destinar tempo a si mesmo, aproveitar ao máximo a vida que DEUS nos deu.
Certamente, darás os dízimos de todo o fruto das tuas sementes, que ano após ano se recolher do campo. E, perante o SENHOR, teu DEUS, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu cereal, do teu vinho, do teu azeite e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer o SENHOR, teu DEUS, todos os dias. Quando o caminho te for comprido demais, que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que o SENHOR, teu DEUS, escolher para ali pôr o seu nome, quando o SENHOR, teu DEUS, te tiver abençoado, então, vende-os, e leva o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que o SENHOR, teu DEUS, escolher. Esse dinheiro, dálo-ás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, ou ovelhas, ou vinho, ou bebida forte, ou qualquer coisa que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR, teu DEUS, e te alegrarás, tu e a tua casa. (Deuteronômio 14:22-26)


Além de entregar primeiramente o dízimo para o SENHOR, DEUS nos orienta a separarmos um
dízimo para nós mesmos, fazendo tudo o que quisermos desde que esteja de acordo com a vontade Dele. Existe um segredo espiritual em se entregar as primícias para DEUS. A partir dessa atitude ELE vai nos dar toda a direção para amarmos ao próximo e amarmos a nós mesmos. Precisamos entregar as primícias do nosso TEMPO e da nossa VIDA para DEUS.
A expressão “amarás a teu próximo como a ti mesmo” é mencionada na bíblia através de Moisés, Paulo e Tiago, e é claro, por JESUS. Um tipo adequado de amor próprio é a base normal do
relacionamento com os outros. Em nenhum momento DEUS diz para que odiemos ou negligenciemos a nós mesmos, ou que nos auto depreciemos.
Autonegação significa negar não o nosso valor próprio, mas a nossa vontade própria, e abandonar a busca da glória própria. A crucificação do eu é a nossa disposição em renunciar o nosso ego carnal.

Não significa que renunciaremos ou depreciaremos os dons que DEUS nos deu; significa sim que nós nos rendemos a DEUS para que os dons sejam manifestos na nossa vida de acordo com vontade DELE.

A auto estima cristã descansa no firme fundamento de saber que somos aceitos, amados e apreciados pelo próprio DEUS. Esse conhecimento gera em nós uma humildade que nasce da gratidão pela graça imerecida de DEUS, e que dele provém. Sentimentos de inferioridade, insegurança, medo e inadequação não vêm de DEUS, mas de satanás, como uma falsificação da verdadeira humildade.
O segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. (Marcos 12:31)
Assim como quereis que os homens vos façam, do mesmo modo lhes fazei vós também. (Lucas 6:31)
Muitas vezes não conseguimos amar o nosso próximo e nem a DEUS porque não temos amor por nós mesmos. Muitos são os traumas e experiências duras durante nossas vidas que satanás usa para que nos consideremos pessoas sem valor. Até mesmo nossa família pode ser usada pelo inimigo para que nos sintamos desprezados. Mas o SENHOR disse: ainda que teus pais te abandonem, Eu te recolherei (Salmo 27:10).
Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; por teu resgate dei o Egito, e em teu lugar a Etiópia e Seba. Visto que foste precioso aos meus olhos, e és digno de honra e eu te amo, portanto darei homens por ti, e es povos pela tua vida. (Isaías 43:3 e 4)
Só podemos dar o que temos. Se não temos amor por nossa própria vida, não podemos amar a
outros. O primeiro passo é receber o grande amor de DEUS e a cura para toda enfermidade da alma.

...porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei. (Hebreus 13:5b)
Ainda que você tenha imperfeições, lembre-se que DEUS te ama, e pagou um alto preço para provar este amor. Quando somos cheios de amor, conseguimos praticar os mandamentos de JESUS.

Não existem condições para o amor de DEUS.

Todo cristão é um pecador que é amado incondicionalmente por DEUS. O cristão jamais deve
condicionar o amor de DEUS às suas ações. Mas quando o cristão reconhece e aceita esse fato como real, ele entra na esfera do amor de DEUS, se tornando também amoroso. Portanto, o amor a DEUS, o amor ao próximo e o amor a si mesmo se derivam do próprio amor de DEUS. Para seguir JESUS, devemos “carregar” o Seu amor, devemos fazer desse amor a nossa motivação de vida. É realmente incrível o que DEUS fez por nós, a prova de amor que Ele nos deu. Você ofereceria a vida de seu filho por outro homem? DEUS ofereceu Seu Filho JESUS para TODAS as pessoas, quer essas pessoas aceitem esse sacrifício ou não. Motivado por amor, DEUS mesmo sem ter obrigação nenhuma, optou em ofertar o Seu Filho para nos salvar. Façamos do amor a nossa principal característica. Que em nossas vidas se manifeste o amor a DEUS, o amor ao próximo e o amor a si mesmo. Hoje não vivemos debaixo da lei, e sim vivemos debaixo da graça. Isso significa que somos salvos pela graça de DEUS através do sacrifício de JESUS na cruz e não pelas obras da lei de DEUS, e que vivemos para cumprir a mais importante lei, que é a lei do amor, cumprindo a lei do amor, cumprimos as demais. Não há dúvida de que a lei do amor é o centro em torno do qual giram todos os mandamentos e direções das escrituras, sendo também o princípio que lhes dá o seu significado.
Não é suficiente que evitemos assassinar, adulterar, ou roubar, pois agora os mandamentos são
outros. Agora não podemos guardar rancor, não ser rancorosos, não ser lascivos e nem gananciosos.

Essas são as novas exigências. Mas através do Espírito de DEUS, somos aptos para cumpri-las.

Todos nós conseguimos amar porque primeiro somos amados pelo SENHOR, recebemos o Seu amor para poder transmitir aos outros e a Ele mesmo. Amamos a DEUS por causa do Seu amor.
Aconteça o que acontecer em nossas vidas, nós jamais deixaremos de ser amados pelo SENHOR.
Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 8:31-39)

O amor de DEUS é incondicional, e nada pode nos separar deste amor!
Questões relacionadas ao estudo.
1) Descreva o tipo de amor que caracteriza DEUS.
2) JESUS resumiu todas as leis em duas. Quais?
3) Com suas palavras, por que devemos amar a DEUS em primeiro lugar?
4) Como podemos amar o próximo?
Aula prática.
Durante sua semana, demonstre de forma concreta como você tem amado a DEUS (por exemplo, gastando tempo com Ele em adoração, em oração e leitura da palavra), amado ao próximo (por
exemplo, através de palavras e de tempo gasto) e amado a si mesmo (por exemplo, valorizando suas qualidades, suas bênçãos espirituais e materiais que DEUS te deu).

0 comentários:

Postar um comentário