MERGULHANDO NA PALAVRA

NOVA VIDA

TODA SEXTA-FEIRA

TODA SEXTA-FEIRA

LIBRAS

LIBRAS

Páginas

CHEGA DE BAGUNÇA, HOJE VAI TER ARRUMAÇÃO !

Amós 9.11-15 11Naquele dia, levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e, levantando-o das suas ruínas, restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidade; 12para que possuam o restante de Edom e todas as nações que são chamadas pelo meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas. 13Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que o que lavra segue logo ao que ceifa, e o que pisa as uvas, ao que lança a semente; os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão. 14Mudarei a sorte do meu povo de Israel; reedificarão as cidades assoladas e nelas habitarão, plantarão vinhas e beberão o seu vinho, farão pomares e lhes comerão o fruto. 15Plantá-los-ei na sua terra, e, dessa terra que lhes dei, já não serão arrancados, diz o Senhor, teu Deus.

Hoje é noite de reconstrução. Você já deve ter passado por uma situação de fazer uma arrumação da sua casa.

E numa tarde você começa a fazer uma arrumação das suas roupas, dos seus documentos, e você descobre coisas que você pensava nem existir mais. Exemplo: boletim da 1ª série.

De tempos em tempos precisamos nos arrumar, isto é, organizar a bagunça.

“Chega de bagunça, hoje vai ter arrumação!”

Quando você era adolescente você falava para os seus pais: “Não arruma a minha bagunça, pois na minha bagunça eu me encontro.”

É muito mais fácil viver na bagunça mas a bagunça nos faz perder a ordem. Porém na bagunça Deus não pode agir, e falo da bagunça espiritual. Amós está nos dizendo do tabernáculo que está caído, de uma casa que caiu, uma casa que está em ruínas.

E ele nos diz, que naquele dia eu restaurei o tabernáculo de Davi que estava caído. E o que é tabernáculo?

Depois que Moisés sai com o povo de Israel do Egito para ir a Terra Prometida, era necessário que a presença de Deus fosse estabelecida. Então Deus começa dando instruções a Moisés para que ele construa uma tenda para o seu tabernáculo, e tinha uma ordem a ser seguida, não era de qualquer maneira, não era bagunçado.

Na sala do “Santo dos Santos” havia um utensílio que tinha extrema importância, que era a arca da aliança, isto é, uma caixa feita de madeira acácia, pois era uma madeira incorruptível, que significa que Jesus Cristo não pode se corromper, e era coberta de ouro, que significa o poder, a autoridade, a honra.

O Santo dos Santos era um lugar separado, que ficava na parte mais sagrada do Tabernáculo. Ali ficava a arca da aliança e ali o sumo sacerdote entrava uma vez por ano. Havia alguns utensílios dentro da arca, e ela representava a presença de Deus.

E havia um cuidado tão grande pela arca e o tabernáculo. O Santo dos Santos era um lugar separado, que ficava na parte mais sagrada do Tabernáculo. Ali ficava a arca da aliança e ali o sumo sacerdote entrava uma vez por ano.

Existia uma ordem muito importante, e as pessoas tinha temor pela presença de Deus, mas no decorrer dos anos o povo começou a perder o temor pela presença de Deus. Não perderam o temor pela arca, pois a arca era somente um símbolo, mas perderam o temor do que era a presença de Deus, isto é, perderam o respeito pela presença de Deus.

Quando a arca era movida, ela precisava ser coberta por diversos panos, pois a arca não podia ser vista por qualquer um, pois a pessoa que a visse poderia ser consumida. Até que então assumi o sacerdócio sobre Israel o sacerdote Eli, que tinha dois filhos: Hofni e Finéias, e eles perderam completamente o respeito pelo que significava a arca.

O povo de Israel foi lutar contra os filisteus, e venceram os israelitas, matando no campo de batalha mais ou menos quatro mil soldados, os que haviam escapado voltaram ao acampamento, e Hofni e Finéias que estavam vivendo totalmente fora da vontade de Deus, com imoralidades sexuais, não respeitavam a ofertas, não respeitavam mais nada, para a batalha a arca da aliança, para que assim o SENHOR estivesse no meio deles e os salvasse dos inimigos, e é completamente contrária a ordenança de Deus, pois a arca deveria permanecer no tabernáculo, porém o pior acontece, os filisteus vencem os israelitas e tomam a arca de Deus, e Hofni e Finéias são mortos.

Como essa arca representava a presença de Deus, a onde ela chegava havia maldição, eles a levaram para a cidade de Asdode, e a colocaram no templo de um deus chamado Dagom, sua imagem era o rosto humano e corpo de peixe, no dia seguinte, a imagem de Dagom estava caída de cara no chão, na frente da arca da aliança, então eles pegaram a imagem e a puseram de volta no seu lugar, porém novamente o outro dia viram que ela estava caída de novo na frente da arca. A cabeça e os dois braços da imagem estavam quebrados, caídos na soleira da porta; somente o corpo estava inteiro.

Deus castigou duramente o povo de Asdode, fez com que todo o povo dali e da vizinhança ficasse cheio de tumores, ao perceberem que Deus os castigava, levaram a arca para a cidade de Gate, mas, depois que ela chegou ali, o Deus castigou a cidade e pôs medo nos seus moradores. Apareceram tumores em todas as pessoas da cidade, tanto nas mais importantes como nas mais humildes.

Então enviaram a arca da aliança para a cidade de Ecrom, e ao chegar lá, o povo não quis aceitá-la pois temiam o castigo de Deus, e portanto mandaram que alguns mensageiros dissessem a todos os governadores filisteus, que mandassem a arca do Deus de Israel de volta ao seu lugar, para que ela não matasse a eles. Houve morte e destruição em toda a cidade, por causa do castigo severo de Deus.

Ninguém queria ficar com a arca de Deus, e por isso ela foi devolvida e colocada em cima de uma grande pedra, na cidade de Bete-Semes (Povoado de Judá, que ficava perto da divisa com os filisteus).

Setenta homens de Bete-Semes olharam para dentro da arca da aliança, e por isso o Senhor os matou, pois eles estavam lidando com a presença de Deus como algo natural, sem respeito e era necessário restaurar o respeito pela presença de Deus.

Deus então chama Davi para que se restabeleça o tabernáculo, onde a presença de Deus fique. E Davi começa a pensar no que fazer, e ele vai pela primeira vez de maneira errada, ele tenta conduzir a arca numa carroça de boi, e quando ela está sendo conduzida, o boi tropeça e um homem chamado Uzá tenta colocá-la no lugar, mas ele morre. Davi começa a receber estratégias para que o tabernáculo fosse restabelecido.

Estamos em um tempo em que a verdadeira presença de Deus está sendo escarnecida, mas nós somos uma geração de reconstrutores, nós fomos chamados para reconstruir o verdadeiro tabernáculo, a verdadeira presença de Deus nas nossas vidas.

Jesus Cristo não precisa de simpatizantes, Ele precisa de uma nova categoria de cristãos, isto é, filhos, servos, reconstrutores. Parece que você não tem o direito de mudar, e que as pessoas querem tirar a fé que já está em você, mas onde há luz, as trevas têm que sair.

Davi que era um pastorzinho de ovelha foi chamado para ser rei, e nós somos como Davi, chamados para reconstruir e restabelecer o que estava caído.

Você foi chamado para que milhares de setores desta sociedade haja mudança, não é a toa que aqui tem pessoas de diversas profissões. Como Davi faz para reconstruir o tabernáculo?

Davi estava sendo chamado por Deus para restaurar a presença, restabelecer tudo que estava caído. De nada adianta o símbolo, de nada adianta ter o adesivo Bola de Neve no seu carro se você dá mau testemunho na rua.

A arca tinha virado apenas um símbolo religioso, e Davi foi chamado por Deus para restabelecer a verdadeira presença, vai muito além de uma camiseta, ou de um CD.

1 Crônicas 15:1 “Fez também Davi casas para si mesmo, na Cidade de Davi; e preparou um lugar para a arca de Deus e lhe armou uma tenda.”

1º) Verso 1: A primeira coisa que Davi fez foi preparar um lugar.
Para que a presença de Deus venha é necessário preparar um lugar, e em 1 Coríntios 6.19 (Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?) que nós somos o templo do Espírito Santo.

Por isso, você não precisa andar muito para encontrar este lugar, é só você se olhar no espelho, pois você é este lugar. Se eu quero reconstruir eu tenho que primeiro restaurar a minha vida, tenho que restaurar este lugar, para que o Espírito Santo faça morada.

Davi então preparou o lugar.

Eu não posso ir de qualquer jeito para a batalha, antes Deus tem que curar, restaurar. Quando você sabe que vem uma visita você prepara a sua casa, porém o Senhor não é visita e sim um morador.

Deus está vindo para a tua casa e não adianta esconder nada debaixo do tapete, pois os olhos D’Ele estão em todo o lugar, pode ser que seja problema de se relacionar, no casamento, na vida financeira, ou em qualquer outra área.

É melhor você abrir a porta de sua casa como estiver, pois Deus vai arrumar a casa para você. Qual é a área que você tem que reconstruir na tua vida?

Preparamos o lugar, a presença de Deus pode começar vir.

2º) Verso 1: Davi após preparar o lugar, ele armou uma tenda, e isto significa que ele preparou o ambiente.

Para preparar o ambiente você tem que criar um lugar propício para que você adore. Muitos abrem a bíblia, ligam a televisão, navegam na internet, tudo ao mesmo tempo, porém não adianta preparar o lugar, se você não preparar o ambiente, isto é, para que a presença de Deus venha, é necessário que você se desligue de tudo e busque a Deus.

Quantos são os momentos que você tem tido com Deus? Graças a Deus que a palavra do Senhor diz que as misericórdias do Senhor são a causa por não sermos consumidos.

Estamos num ritmo de vida tão maluco que não estamos acostumados a parar e buscar a presença de Deus. Se você é um reconstrutor você tem que preparar a sua tenda.

Prepare a tenda por que a presença de Deus virá.

3º) Verso 1: Davi preparou casas para si, mas uma tenda para o Senhor. Por quê?
Por que a palavra de Deus diz que os apóstolos eram peregrinos (Hb 11.37), isto quer dizer que a tenda se move, pois não adianta ser a tenda somente em sua casa, você tem que ser em todo o lugar que você for, pois onde você for à presença de Deus tem que te acompanhar.

Deus não habita em templos feitos por mãos humanas.

1 Crônicas 15:3 “Davi reuniu a todo o Israel em Jerusalém, para fazerem subir a arca do Senhor ao seu lugar, que lhe tinha preparado.”

4º) Verso 3: Davi reuniu todo o Israel, isto é, ele está falando de unidade.

Para que a glória de Deus fosse estabelecida, Davi promoveu a unidade. Unir não significa discutir. Muitas igrejas se uniram ou se unem para discutir, mas unir significar prosseguir, pois talvez você use cabelo, roupas, bata palma, diferente de mim, mas vamos prosseguir, pois temos modos diferentes, mas servimos o mesmo Deus.

Reunião de unidade é ir juntos, sem indagações ou placas. Existem campos desta nação em que determinadas denominações não são bem recebidas e outros sim, já outras denominações são o contrário, e por isso é necessário haver unidade.

1 Crônicas 15:11-15
11Chamou Davi os sacerdotes Zadoque e Abiatar e os levitas Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe 12e lhes disse: Vós sois os cabeças das famílias dos levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do Senhor, Deus de Israel, ao lugar que lhe preparei. 13Pois, visto que não a levastes na primeira vez, o Senhor, nosso Deus, irrompeu contra nós, porque, então, não o buscamos, segundo nos fora ordenado. 14Santificaram-se, pois, os sacerdotes e levitas, para fazerem subir a arca do Senhor, Deus de Israel. 15Os filhos dos levitas trouxeram a arca de Deus aos ombros pelas varas que nela estavam, como Moisés tinha ordenado, segundo a palavra do Senhor.

5º) Verso 11-13: Davi estabeleceu uma ordem
Tudo o que você for fazer tem que ser com ordem e decência.

Somente os levitas foram chamados para levarem a arca, pois foi o Senhor que estabeleceu assim.

6º) Verso 15: os levitas trouxeram a arca de Deus aos ombros

(Isaias 9:6 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;”)

Ombro significa poder, domínio, pois as mãos e outras partes do corpo não podem trazer a presença de Deus. É nos ombros que ficam as patentes de um soldado.

Deus quer renovar as suas patentes nesta noite, para que a tua mão não intervenha nas coisas que ele quer fazer.

7º) verso 14: Santificaram-se

Estamos em um tempo que só a santificação vai nos levar a arca do Senhor. Deus vai exigir um período de santificação e esta é uma das principais características.

1 Crônicas 17:7-14
7Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tomei-te da malhada e de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre o meu povo de Israel. 8E fui contigo, por onde quer que andaste, eliminei os teus inimigos de diante de ti e fiz grande o teu nome, como só os grandes têm na terra. 9Prepararei lugar para o meu povo de Israel e o plantarei para que habite no seu lugar e não mais seja perturbado; e jamais os filhos da perversidade o oprimam, como dantes, 10desde o dia em que mandei houvesse juízes sobre o meu povo de Israel; porém abati todos os teus inimigos e também te fiz saber que o Senhor te edificaria uma casa. 11Há de ser que, quando teus dias se cumprirem, e tiveres de ir para junto de teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que será dos teus filhos, e estabelecerei o seu reino. 12Esse me edificará casa; e eu estabelecerei o seu trono para sempre. 13Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; a minha misericórdia não apartarei dele, como a retirei daquele que foi antes de ti. 14Mas o confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre, e o seu trono será estabelecido para sempre.

8º) Deus estava fazendo uma aliança com Davi
Davi não entendeu muito bem esta aliança, mas da raiz de Jessé, pai de Davi, viria o Salvador que era Jesus Cristo.

Nós temos o mesmo papel, de levar a arca, pois através da nossa vida, podemos levar Jesus Cristo hoje.

Culto de 01 de março de 2009. - Pr. Felipe

0 comentários:

Postar um comentário