MERGULHANDO NA PALAVRA

NOVA VIDA

TODA SEXTA-FEIRA

TODA SEXTA-FEIRA

LIBRAS

LIBRAS

Páginas

1 CRÔNICAS

TÍTULO: No texto original hebraico, 1 e 2Crônicas formavam um só livro chamado de “Acontecimentos dos Dias”. Foi dividido e recebeu um novo nome pelos tradutores do Antigo Testamento em grego (septuaginta ou LXX): “Coisas que Acontecem”. O nome atual, Crônicas, foi dado por Jerônimo. Não é uma continuação da história do povo de Deus, mas uma duplicação e um suplemento de 1 e 2Samuel 1 e 2Reis.

PROPÓSITO: Unificar o povo de Deus, traçar a linha davídica e ensinar que a adoração genuína deve ser o centro da vida individual e nacional

ESCRITOR: Esdras, de acordo com a tradição judaica.

DATA: Aproximadamente 430 a.C registrando eventos que aconteceram entre 1000 e 960 a.C

PANORAMA: 1 Crônicas é paralelo ao livro de 2 Samuel e serve de comentário sobre ele. Escrito depois do exílio, de um ponto de vista sacerdotal, 1 Crônicas enfatiza a história religiosa de Judá e Israel.

CARACTERISTICA PARTICULAR: 1 e 2Crônicas eram originalmente um só livro.

RESUMO: O livro cobre o período que vai de Adão até a morte de Davi. É um período de tempo grande, pois abrange o mesmo período coberto pelos primeiros 10 livros do Antigo Testamento. É composto por genealogias e descreve em linhas gerais o reinado de Davi. O livro de 1Crônicas tem duas divisões principais. A primeira seção é constituída por 9 capítulos de genealogias. As genealogias começa com Adão e continuam, atravessando todo o período do exílio, até àqueles que retornaram para Jerusalém. Com freqüência não se dá muita importância a esta seção. Contudo, assim como nos Evangelhos de Mateus e Lucas, as genealogias forma a base das narrativas que se seguem. 1Crônicas está carregado de genealogias para sublinhar a necessidade de pureza racial e religiosa. As genealogias são compiladas seletivamente para realçar a linhagem de Davi e da tribo de Levi. A segunda parte de 1Crônicas (caps. 10-29) registra os eventos e realizações do rei Davi. O cap. 10 serve como prólogo para resumir o reinado e a morte do rei Saul. Nos caps. 11 e 12, Davi se torna rei e conquista Jerusalém. O restante das narrativas sobre Davi está enfocada sobre três aspectos significativos do seu reinado, ou seja, o transporte da arca do Testemunho pra Jerusalém (caps. 13-17), suas proezas militares (caps. 18-20) e os preparativos para a construção do tempo (caps. 21-27). Os dois últimos capítulos de 1Crônicas recorda os últimos dias de Davi.

Introdução
1 Crônicas, 2 Crônicas, Esdras e Neemias eram, originalmente, um só livro ou série de livros. O livro de Crônicas contam a mesma história registrada em 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis.
- 1 e 2 Samuel = 1 Crônicas
- 1 e 2 Reis = 2 Crônicas

As diferenças principais são que 1 Crônicas começa com uma genealogia prolongada a partir de Adão e omite a história de Samuel e Saul e 2 Crônicas omite inteiramente a história do Reino do Norte.

Genealogias (cap 1 a 9)
A lista nestes capítulos fornecem apenas um esqueleto da genealogia. Não tem a intenção de serem completas. De acordo com o seu propósito a ênfase é sobre a família de Davi, e às tribos de Judá, Benjamin e Levi. O livro começa com a lista de descendentes de Adão até Israel (Jacó) e seus 12 filhos, passando por Judá, Simeão e as tribos do lado leste do Jordão, tribo sacerdotal de Levi, tribos do lado oeste do Jordão, Benjamin e rei Saul, e termina com os exilados que retornaram da Babilônia.

Morte do rei Saul (cap 10)
A história da ascensão e queda de Saul é contada a partir de 1Samuel 9, aqui é relatado a morte no campo de batalha

Davi torna-se rei (cap 11 e 12)
Os livros de 2Samuel e 1Crônicas (exceto as genealogias) conta a história do reinado de Davi, começando com a sua unção para ser rei de Israel, os famosos soldados de Davi e os primeiros membros da tribo de Benjamin que seguiram Davi.

A arca é levada para Jerusalém (cap 13)
A arca havia sido capturada pelos filisteus, e permaneceu com eles por sete meses. Quando os filisteus devolveram a arca da aliança, após serem castigados por pragas, ela ficou na casa de Abinadabe, em Quiriate-Jearim. De lá a arca foi levada a Jerusalém.

Reinado de Davi (cap 14 a 16)
O reinado de Davi é reconhecido por Hirão, no capítulo 15 verificamos os preparativos para fazer a mudança da arca da aliança que não está registrado em 2Samuel, destacando o papel dos sacerdotes e levitas e no capítulo 16, um hino de louvor a Deus, onde foram reunidos trechos de diversos salmos.

O plano de Davi e as promessas de Deus (cap 17)
Construir o templo era idéia de Davi, mas a tarefa foi atribuída a Salomão, filho e sucessor de Davi. Das promessas que Deus fez a Davi, uma delas era a esperança de um Messias, o futuro rei supremo.

Vitórias de Davi (cap 18 a 20)
Davi derrotou vários povos inimigos que viviam ao redor da terra de Israel, entre eles os filisteus, sírios, edomitas, moabitas, amonitas, amalequitas. Foi Deus quem deu a vitória a Davi.

A contagem do povo (cap 21)
Satanás fez com que Davi mandasse contar o povo.

Preparativos para a construção do templo (cap 22)
Davi não iria construir o templo, mas fez planos para isso e dedicou um tempo do seu reinado para reunir grandes quantidades de ouro, prata e toda espécie de materiais de construção.

O trabalho dos levitas e sacerdotes (cap 23 a 26)
O Templo teria sua localização permanente em Jerusalém, então não haveria mais a necessidade de transportar o Tabernáculo de modo que as tarefas dos levitas foram reestruturadas. Alguns deles fiscalizariam o serviço do templo, outros seriam porteiros, músicos, tesoureiros, entre outras tarefas.
Os sacerdotes foram divididos em 24 grupos para servirem no santuário. Eram oficiais do santuário e também oficiais de Deus e estavam encarregados dos sacrifícios. Com os sacerdotes, também os músicos estavam divididos em 24 grupos.
Todos os guardas do templo eram levitas.

Organização militar (cap 27)
Em cada mês do ano, havia 24 mil homens prestando serviço militar no reino de Israel.

Davi apresenta Salomão para ficar no seu lugar (cap 28)
Salomão será sucessor de Davi e construirá o templo. Foi o próprio Deus que fez todos os planos para o Templo, assim como ele tinha dado a Moisés os planos para a Tenda Sagrada.

Ofertas para a construção do Templo (cap 29)
Os israelitas levaram suas ofertas para a construção do templo e Davi louva a Deus, no final do capítulo é relatada a morte de Davi.

0 comentários:

Postar um comentário