MERGULHANDO NA PALAVRA

NOVA VIDA

TODA SEXTA-FEIRA

TODA SEXTA-FEIRA

LIBRAS

LIBRAS

Páginas

ECLESIASTES

TÍTULO: A palavra “eclesiastes” no grego significa “o pregador”. É assim chamado por conter as meditações e sermões de Salomão.

PROPÓSITO: Poupar as gerações futuras da amargura de aprender pela própria experiência que a vida longe de Deus não tem sentido.

ESCRITOR: Salomão, uma autobiografia dramática da sua experiência e das suas reflexões no tempo em que andou afastado da comunhão com Deus. Salomão pode ter sido sábio, mas não aplicou sua própria sabedoria, ele abandonou Deus e quis buscar satisfação na filosofia, ciência, riquezas, mulheres e outros meios.

DATA: Provavelmente cerca de 935 a.C, perto do final da vida de Salomão.

ESBOÇO: Este livro nos ajuda a descobrir o verdadeiro propósito da vida. Tal sabedoria pode poupar-nos do vazio que resulta de uma existência sem Deus. No livro dos provérbios tomamos conhecimento da sabedoria que tem sua origem em Deus. Agora em Eclesiastes, tratamos da sabedoria meramente natural, a qual, à parte de Deus, procura encontrar a verdade e a felicidade. Ambos os livros foram escritos por Salomão; o primeiro, durante o inicio do seu reinado quando andava com Deus; o segundo, no final do seu reinado, quando o pecado o separava de Deus. Salomão ensinou que as pessoas não encontraram significado na vida por meio de conhecimento, dinheiro, prazer, trabalho ou popularidade. A verdadeira satisfação vem do conhecimento de que o que estamos fazendo é parte do propósito de Deus para nós. Salomão aprendeu a seguinte verdade que resume o tema do livro: sem a benção de Deus, sabedoria, posição e riquezas não satisfazem; pelo contrário, trazem cansaço e decepção.

Vale a pena viver ? (cap 1 e 2)
Salomão experimentou a vida ao máximo, e aqui se apresenta a grande pergunta “Vale a pena viver ?”. Salomão afirma que a vida é ilusão, que não há progresso e que o mundo continua sempre o mesmo. Ele tentou colocar a sua sabedoria na procura da felicidade, sempre buscou satisfação nos prazeres da vida, nas realizações, no sucesso e com mulheres, mas se decepciona ao ver que terá de deixar suas riquezas a alguém que nunca trabalhou por elas, ele chega a conclusão de que a melhor coisa para o homem natural é extrair o maior prazer possível desta vida, e ao mesmo tempo esforçar-se ao máximo para viver uma vida moral.

(Eclesiastes 1:4) - Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.

(Eclesiastes 2:16) - Porque nunca haverá mais lembrança do sábio do que do tolo; porquanto de tudo, nos dias futuros, total esquecimento haverá. E como morre o sábio, assim morre o tolo!

(Eclesiastes 2:24) - Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus.

Observações gerais de Salomão (cap 3 a 5)
Salomão argumenta que tudo o que acontece seja bom ou mau, tem de acontecer, porque todas as coisas tem o seu tempo e o homem não pode alterar esta ordem e que a felicidade humana é restrita por causa da ignorância humana acerca das coisas da vida futura. Por causa dessa incerteza de uma vida após a morte, não há nada melhor a fazer do que desfrutar da vida atual. Ele também cita os obstáculos da felicidade, mencionando o infortúnio pessoal de muitos, os males da vida social e os males da vida civil.

(Eclesiastes 3:1-8) - TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

(Eclesiastes 4:4-6) - Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito. O tolo cruza as suas mãos, e come a sua própria carne. Melhor é a mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho, e aflição de espírito.

(Eclesiastes 5:2) - Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras.

Conselhos práticos de Salomão (cap 6 a 8)
O livro nos mostra a sabedoria pratica verdadeira que não consiste em esforçar-se para descobrir as fontes terrestres da felicidade, porque, mesmo aqueles que possuem riquezas, não conseguem desfrutar dos que elas podem proporcionar, e nunca escapam do sentimento de sua inutilidade e da incerteza do futuro. A sabedoria verdadeira consiste no desprezo do mundo e das vãs concupiscências, num arrependimento verdadeiro e de uma vida reta diante de Deus.

Conclusões de Salomão (cap 9 a 12)
Depois desses raciocínios, alguns verdadeiros, outros parcialmente verdadeiros e outros falsos, Salomão tira suas conclusões, que representam o melhor que o homem natural consegue obter, à parte da revelação, na procura da felicidade e do favor de Deus.

(Eclesiastes 12:13) - De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.

0 comentários:

Postar um comentário