MERGULHANDO NA PALAVRA

NOVA VIDA

TODA SEXTA-FEIRA

TODA SEXTA-FEIRA

LIBRAS

LIBRAS

Páginas

PROVÉRBIOS

TÍTULO: Com 31 capítulos, o livro de provérbios é uma coleção de expressões curtas e concisas que contem lições morais. O provérbio é um ditado breve e popular, este livro é pratico do antigo testamento, que aplica os princípios de justiça, pureza e piedade à vida diária. A sabedoria ensinada em Provérbios não é meramente carnal ou prudência comum, mas baseada no temor do Senhor. A palavra hebraico traduzida por “provérbio” é também traduzida por zombar (Is 14:4), oráculo (Nm 23:7) e parábola (Ez 17:2).

VERSÍCULOS-CHAVE:  “Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento (Pv 3:13) ”

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal. (Pv 3:5-7)”

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento (Pv 9:10)”

PROPÓSITO: Ensinar as pessoas a alcançar a sabedoria, a disciplina e uma vida prudente, e a fazer o que é correto, justo e digno. O livro de provérbios ensina a aplicar a sabedoria divina a vida cotidiana e fornecer instrução moral, que expressa uma verdade geral “é melhor prevenir do que remediar”.

ESCRITOR: Salomão escreveu a maioria dos provérbios. O fato de ser autor deste livro significa apenas que ele reuniu os dizeres já correntes entre o povo, ditados pelo Espírito Santo através dos séculos, e os compilou na ordem em que os temos hoje. Salomão compôs 3.000 provérbios e 1.005 cânticos (1Reis 4:32). Salomão tinha uma paixão empolgante pelo conhecimento e pela sabedoria conforme Deus deu e ele (1Reis 4:29). Salomão passou a ser o prodígio literário de sua época. Salomão era filosófo, cientista, governante político, homem de negócios com vastos empreendimentos, poeta e pregador. Pela referência em certos lugares aos “ditados sábios”, crê-se que, alem de seus próprios provérbios, Salomão tenha colecionado alguns conhecidos no seu tempo, incorporando-os aos seus. Os provérbios dos últimos dois capítulos foram escritos por Agur e Lemuel, autores que a bíblia não menciona em outra parte.

DATA: Salomão escreveu e compilou a maioria destes provérbios no principio de seu reinado.

CARACTERISTICAS: No livro de provérbios há varias formas literárias: poemas, pequenas parábolas, lições de vida. Entre as figuras literárias mais comuns, podemos citar as antíteses, as comparações e personificações.

PANORAMA: O livro de provérbios apresenta uma piedade prática. Todas as relações da vida aparecem nesse: os deveres para com Deus e o próximo, de pais e filhos e de cidadãos. Os judeus comparavam provérbios ao átrio exterior do templo, Eclesiastes, ao lugar santo, e cantares de Salomão ao santo dos santos.

Introdução
Provérbio é um ditado breve e popular que expressa uma verdade geral, abrange vários assuntos como a sabedoria, justiça, temor a Deus, conhecimento, moralidade, castidade, diligência, domínio próprio, confiança em Deus, finanças, ajuda aos pobres, controle da língua, bondade, escolha dos companheiros, treinamento das crianças, honestidade, preguiça, justiça, ânimo, bom senso e muitos outros.

A maioria dos provérbios são atribuídos a Salomão. Salomão é no livro de provérbios aquilo que Davi é no livro de Salmos: o autor principal. A diferença é que Salmos é um livro devocional e provérbios um livro de ética prática.

SABEDORIA PARA OS JOVENS (caps. 1 a 9)

Objetivo do livro (cap 1)
Salomão instruiu os jovens de seus dias como um pai que aconselha seus filhos. Embora muito de seus provérbios seja dirigidos a juventude, os princípios são úteis para todos os crentes, homens e mulheres, jovens e velhos. Qualquer pessoa que comece sua jornada para descobrir mais sobre a sabedoria se beneficiara muito destas sabias afirmações. Provérbios promove a sabedoria, disciplina, entendimento, sensatez, justiça, direito, prudência, conhecimento, bom senso, orientação, etc.

(Provérbios 1:7) - O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

As recompensas da sabedoria (cap 2)
A sabedoria deve ser buscada com toda a sinceridade do coração e o lugar certo para encontrar é na palavra de Deus. Segue-se a advertência do afastamento dos maus e da mulher imoral

(Provérbios 2:6) - Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.

(Provérbios 2:20) - Para andares pelos caminhos dos bons, e te conservares nas veredas dos justos.

Conselhos e vantagens da sabedoria (cap 3 e 4)
O tema principal é “vale a pena seguir a sabedoria”. Guarde os ensinamentos no coração, seja humilde e confie em Deus. A sabedoria oferece as coisas que o dinheiro não pode comprar e ela conduz à vida.

(Provérbios 3:5-7) - Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.

(Provérbios 4:15) - Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.

(Provérbios 4:26) - Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!

Fuja do adultério (cap 5)
O adultério é entendido tanto no sentido literal, referindo-se à esposa infiel, como no sentido figurado, referindo-se para com a Sabedoria, que é apresentada como se fosse uma mulher. Encontre prazer em sua própria esposa, ame-a e seja feliz.

(Provérbios 5:3) - Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite.

(Provérbios 5:8) - Longe dela seja o teu caminho, e não te chegues à porta da sua casa;

Cuidado (cap 6)
Advertências contra obrigações comerciais questionáveis, contra a preguiça, a hipocrisia, astuta, a altivez, a falsidade, a provocação de contendas, a desconsideração para com os pais e o amor ilegítimo.

(Provérbios 6:6) - Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.

(Provérbios 6:16-19) - Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

Mulher imoral (cap 7)
Advertência contra a mulher imoral cujo marido esta ausente de casa, enfatiza a malicia e sedução da mulher e a falta de juízo do rapaz.

(Provérbios 7:26) - Porque a muitos feridos derrubou; e são muitíssimos os que por causa dela foram mortos.

Elogio à sabedoria (cap 8 e 9)
Aqui também a sabedoria é representada por uma figura de uma mulher, convida a todos a compartilharem da fartura de seu banquete, fala sobre o seu valor e sua capacidade. A sabedoria é na verdade um atributo, uma qualidade divina apresentada como se fosse uma pessoa. Na casa da sabedoria esta a vida e na casa da falta de juízo, a morte.

(Provérbios 8:11) - Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela.

(Provérbios 9:10) - O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.

SABEDORIA PARA TODAS AS PESSOAS (caps. 10 a 24)

Salomão quis compartilhar a sabedoria com todas as pessoas não importando a idade, o sexo e a posição social. Este curtos e sábios ditados nos dão a sabedoria pratica para o nosso viver cotidiano. Devemos estudá-los diligentemente e integrá-los à nossa vida.

Provérbios de Salomão (cap 10 a 22)
Nesses capítulos aparecem 375 provérbios de Salomão, que tratam dos mais variados assuntos. Aqui o sábio recomenda a honestidade, o trabalho, a bondade e a verdade e condena a preguiça, a mentira, a falta de juízo e o pecado. Em alguns deles, simplesmente registra certos fatos da vida, em dizer se isso é bom ou mau. Na segunda metade desta seção, aparece com destaque a figura do rei.

(Provérbios 10:9) - Quem anda em sinceridade, anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos ficará conhecido.

(Provérbios 11:24) - Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda.

(Provérbios 12:15) - O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.

(Provérbios 13:5) - O justo odeia a palavra de mentira, mas o ímpio faz vergonha e se confunde.

(Provérbios 15:1) - A RESPOSTA branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.

(Provérbios 15:16) - Melhor é o pouco com o temor do SENHOR, do que um grande tesouro onde há inquietação.

(Provérbios 16:2) - Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito.

(Provérbios 16:24) - As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos.

(Provérbios 18:24) - O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.

(Provérbios 19:21) - Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá.

(Provérbios 20:1) - O VINHO é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.

(Provérbios 20:4) - O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega, mas nada receberá.

(Provérbios 21:23) - O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias.

Provérbios dos sábios (cap 22 a 24)
Estes provérbios dos sábios de Israel se dividem em trinta grupos ou seções. Os assuntos são os mais variados: como comporta-se na sociedade; pessoas que devem ser evitadas; não comer e nem beber demais; não ser fiador; como tratar os pais, crianças, mestres, reis e pobres. É preciso evitar a ilusão das riquezas e o envolvimento com o mal e não ter inveja dos maus. São louvadas a dedicação ao trabalho, a sabedoria, firmeza nas crises e outros.

(Provérbios 22:1) - VALE mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro.

SABEDORIA PARA OS LIDERES (caps. 25 a 31)

Mais provérbios de Salomão (cap 25 a 29)
Além dos provérbios que Salomão reuniu, os homens de Ezequias reuniram outros da autoria de Salomão e também de outros escritores. Embora a maioria dos provérbios abordem questões gerais, muitos são dirigidos especificamente ao rei e aqueles que lidavam com ele. Estes são particularmente úteis para aqueles que são lideres ou aspiram a liderança.

(Provérbios 26:20) - Sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo intrigante, cessará a contenda.

(Provérbios 27:1) - NÃO presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará.

Ditados de Agur (cap 30)
Não se sabe quem era Agur, talvez um amigo de Salomão. Salomão gostou tanto destes provérbios que achou que valia a pena incluí-los no seu próprio livro. Agur começa admitindo que, por ser um simples mortal, não possui sabedoria de Deus.

(Provérbios 30:5) - Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.

Ditados do rei Lemuel (cap 31)
Conselhos de uma mãe, dirigidos a um rei. É possível que Lemuel fosse outro nome de Salomão. Nesse caso, Bate-Seba teria sido a mãe que lhe ensinou esse belo poema. O livro de provérbios termina com um sublime poema que celebra a esposa exemplar.

(Provérbios 31:10) - Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.

0 comentários:

Postar um comentário