MERGULHANDO NA PALAVRA

NOVA VIDA

TODA SEXTA-FEIRA

TODA SEXTA-FEIRA

LIBRAS

LIBRAS

Páginas

Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. (Hebreus 11:1)

Fé é a crença em algo que não pode ser visto, tocado ou provado. Na Bíblia, a fé descreve a crença em DEUS. A partir do momento que a nossa fé em CRISTO cresce, passamos a vêLo, tocáLo e provar as coisas de DEUS.
Iniciando esse estudo de fé a partir do primeiro versículo do livro de Hebreus, entendemos que para o cristão, a fé não se trata de algo abstrato. A fé do cristão pode crescer ou pode diminuir, pode ser bem aplicada ou mal aplicada.
Estamos abordando uma das principais ferramentas do cristão. Ao mesmo tempo em que a fé é uma arma de guerra contra o diabo, ela é também um meio de se adorar a DEUS. Em nossa caminhada com JESUS, sinceramente não me recordo de ter visto alguém cheio de fé murmurar contra DEUS.
Pelo contrário, aquele que está cheio de fé tende a adorar e agradecer a DEUS em todo tempo.

Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. (Efésios 6:16)

Enquanto essas coisas lhes dizia, eis que um chefe, aproximandose, o adorou, e disse: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe a tua mão sobre ela, e viverá. (Mateus 9:18)

E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorouo, dizendo: SENHOR, se quiseres, podes purificarme. (Mateus 8:2)

Quer agradar a DEUS? Então peça o dom da fé sobre sua vida, porque “sem fé é impossível agradar a DEUS.” (Hebreus 11:6)

Fé Sobrenatural X Fé Natural.
Todo homem e mulher nascem com uma fé. É a chamada fé natural. Por exemplo, até mesmo aquele que se diz ateu, quando trabalha, ele crê que seu chefe vai lhe remunerar, então ele possui uma fé natural. Todos crêem em alguém ou em alguma coisa, e até em si mesmo. O feiticeiro tem fé nos rituais que faz, o idólatra tem fé nas imagens. Porém, a fé natural não gera a salvação. Outro problema da fé natural é que ela muito provavelmente conduz a pessoa ao erro, como confiar em tudo e em todos, exceto em DEUS, pois a fé natural é fria e movida pela razão, ou seja, crer somente naquilo que se vê. Por isso, a fé natural não é o objetivo desse estudo. O nosso objetivo é abordar a fé sobrenatural dada por DEUS.

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de DEUS. (Efésios 2:8)

Nós não nascemos com essa fé sobrenatural. Nós conquistamos a fé que agrada a DEUS. Existem várias formas de se conquistar essa fé, como por exemplo, através de oração, através de uma busca contínua, mas é principalmente através das provas, dos testes e das lutas em que DEUS nos coloca, que conquistamos a fé sobrenatural que vem de DEUS.

A fé é um dispositivo que DEUS deu aos homens para trazer à existência ao plano físico e natural, as coisas que até então só existem no plano espiritual. A fé é uma espécie de moeda do cristão, aonde existe a seguinte relação: quanto mais fé, mais resultados. Se eu creio com fé, eu posso aguardar com segurança, pois sei que algo vai acontecer na minha vida, sei que DEUS vai agir por mim. Enquanto a fé do ímpio não tem fundamentos, a fé do cristão é totalmente fundamentada na Palavra e na fidelidade de DEUS. Eu posso crer, não porque eu acho, ou sinto, mas porque DEUS disse “está escrito”, e a Sua Palavra sempre se cumpre quando obedecemos.

Visto que andamos por fé, e não pelo que vemos. (2 Coríntios 5:7)

A fé é a certeza do acontecimento das coisas que se esperam. Quando temos fé em DEUS, temos a certeza absoluta de que Ele vai cumprir a sua promessa e a sua palavra na nossa vida. Ter fé é ter a confiança plena em DEUS, é sentir total segurança nos planos e propósitos Dele.
O desejo de DEUS é que todos sejam homens e mulheres cheios de fé, pessoas que vivem movidas pela fé em DEUS.

Visto que a justiça de DEUS se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé. (Romanos 1:17)

Quando usamos o termo “de fé em fé”, estamos falando de uma seqüência de fé. Podemos nos imaginar subindo uma escada, onde cada degrau representa um estágio da fé. Isso significa que durante a nossa caminhada com JESUS teremos várias experiências de fé, teremos vários níveis de fé, como uma seqüência de fé, um fato após o outro que resulta no crescimento da fé. Assim como a musculação gera o desenvolvimento dos músculos, a fé também aumenta de tamanho e se desenvolve com a prática. Podemos dizer que a nossa fé exclusiva em JESUS resulta na nossa salvação, e isso é o primeiro passo de fé na caminhada “de fé em fé”. Os níveis seguintes dessa caminhada mostrarão que estaremos vivendo dentro do Reino de DEUS, aqui na Terra.

Cinco efeitos produzidos em nós através da fé em JESUS CRISTO.

I. A fé produz SALVAÇÃO.
A fé em JESUS resulta em salvação da nossa alma. A fé em Cristo é a única condição prévia que DEUS exige do homem para salválo.
Ter a fé de que JESUS é o único, exclusivo e suficiente SENHOR e Salvador de nossa alma.

Responderam-lhe: Crê no SENHOR JESUS, e serás salvo, tu e tua casa. (Atos 16:31)

A fé em JESUS que resulta em salvação é denominada fé salvífica. A fé salvífica é crer em CRISTO como o Messias, o Filho de DEUS, que venceu o pecado e a morte. Esta é a única condição prévia que DEUS exige do homem para salválo.

Mas a fé não é somente uma confissão a respeito de CRISTO, e sim uma ação dinâmica, que brota no coração do cristão com um desejo de servir e se tornar à imagem e semelhança de JESUS. Lembre-se: os demônios também crêem!

Crês, tu, que DEUS é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem. (Tiago 2:19)

II. A fé produz CONFIANÇA em DEUS.

Então, partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom, porém o povo se tornou impaciente no caminho. E falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil. Então, o Senhor mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel. Veio o povo a Moisés e disse: Havemos pecado, porque temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós as serpentes. Então, Moisés orou pelo povo. Disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava. (Números 21: 49)

Quando a nação de Israel estava no deserto, a caminho do Mar Vermelho, o povo se tornou impaciente e começou a falar contra DEUS e contra o líder Moisés. Vendo isso, DEUS mostrou seu juízo e enviou para o meio deles serpentes abrasadoras que mordiam o povo. O resultado foi o arrependimento pelo pecado que estavam cometendo. Quando DEUS viu que o povo se arrependera do mal que havia cometido, Ele mandou Moisés levantar uma serpente de bronze para que todo aquele que olhas-se para ela fosse sarado. Temos que observar que somente aquelas pessoas que confiaram em DEUS e obedeceram a sua instrução foram saradas.

E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. (João 3: 14 e 15)

Do mesmo modo DEUS levantou JESUS, para que todo o que nele colocas-se sua confiança fosse sarado.

III. A fé produz ARREPENDIMENTO.

O Arrependimento nos leva a abandonar o mau caminho e se voltar a DEUS. A pessoa que verdadeiramente se arrepende decide largar as coisas relacionadas a satanás e ao mundo, para andar fielmente com JESUS, se voltando aos valores de DEUS. Sabemos que uma pessoa se arrepende quando ela passa a não mais admitir qualquer circunstância em sua vida que desagrade a DEUS.

E assim, se alguém está em CRISTO, é nova criatura; as coisas antigas se passaram; eis que se fizeram novas. (2 Coríntios 5:17)

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados. (Atos 3:19)

IV. A fé produz OBEDIÊNCIA a JESUS.

A nossa obediência é exercitada através da nossa fé em JESUS. Fé e obediência sempre caminharão juntas, sendo elas inseparáveis.
Quanto maior a fé em JESUS, menos serão os questionamentos e maiores e mais freqüentes será o agir de DEUS.

JESUS respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu PAI o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. (João 14:23)

V. A fé produz FIDELIDADE a DEUS.

Através da nossa fé, DEUS passa a confiar os seus segredos em nossas mãos. É formada uma relação de fidelidade de ambas as partes, ou seja, de um lado experimentamos a fidelidade de DEUS, e de outro lado, DEUS encontra em nós uma pessoa fiel à Ele.

Disse o SENHOR: Ocultarei a Abraão o que estou para fazer, visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? (Gênesis 18: 17 e 18)

DEUS encontrou em Abraão alguém que pudesse revelar os segredos e planos que ainda aconteceriam, pois sabia da fidelidade da parte do seu servo. DEUS conhecia o coração de Abraão e sabia que podia confiar nele. DEUS anseia em revelar seus segredos aos seus servos, aonde a condição para isso é a fidelidade.

A fé deve ser depositada somente em DEUS.

Muitas pessoas são cheias de fé, mas a canaliza de forma errada. Vemos isso quando, por exemplo, quando pessoas depositam sua fé em bens materiais, no dinheiro, no sucesso, no poder, nas imagens, em outros deuses, e até em servos de DEUS.

Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como o arbusto solitário no deserto, e não verá quando vier o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão não se perturba nem deixa de dar fruto. (Jeremias 17: 58)

DEUS a todo tempo nos fala que a nossa segurança, nosso sustento e provisão não estão em homens ou qualquer outra coisa, mas estão somente Nele. Maldito é aquele que canaliza sua fé em alguém ou em algo, e que depende de outro, pois acaba atraindo maldição para sua vida. Se depositarmos nossa fé nos bens materiais ou nas criaturas, é certo que DEUS vai interferir para que redirecionemos a fé no alvo certo.

O diabo age bem discretamente induzindo a nossa carne a se manifestar. Um exemplo disso foi o que aconteceu com Davi, que tinha tudo, intimidade com DEUS, um amigo verdadeiro, um conselheiro, um profeta, o maior cargo do reino, uma esposa e filhos, mas num certo ponto de sua vida ele deixou que o diabo o conduzisse ao erro (adultério e “assassinato”). Mas DEUS teve que tirar tudo isso dele para corrigi-lo, forçando-o a clamar por DEUS, quando ele se refugiou numa caverna, aonde foi um tempo dele rever sua fé em DEUS. (salmo 142).

No salmo 34, vemos Davi depois de sua passagem pela caverna, acompanhado daqueles que precisavam de fé. E ao ouvir a palavra de DEUS pregada por Davi, aqueles homens foram se enchendo de fé para formar um exército. A fé veio pelo ouvir a palavra de DEUS.

E, assim, a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de CRISTO. (Romanos 10:17)

A fé tem que crescer a cada dia de nossa vida, e durante toda a nossa vida, e pela fé a pessoa vive a sua vida e sustenta a sua esperança nas coisas eternas.

Se a nossa esperança em CRISTO se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. (1 Coríntios 15:19)

A fé cristã é a confiança no DEUS eterno, imortal, invisível e real, e em suas promessas garantidas por Jesus. A fé em Cristo é um ato pessoal, que envolve a mente, o coração e a vontade. Para a pessoa continuar salva, ela tem que continuar crendo durante a sua vida. A fé é também acompanhada de perseverança até o fim.

Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo. (Mateus 10:22)

DEUS é uma pessoa, então você pela fé deixa de ocupar o seu tempo com outras coisas e passa a ocupar o seu tempo com DEUS.

Fé e Obras.

A justificação vem pela fé também, mas a fé legítima que agrada a DEUS nunca está sozinha, sempre vem acompanhada das boas obras como conseqüência. As obras da lei não podem nos justificar ou nos colocar em uma posição de justiça diante de DEUS. A lei tem um só propósito para nós: mostrar que somos pecadores e que precisamos da glória de DEUS. É mediante a fé em JESUS CRISTO que somos justificados para podermos estar em comunhão com o Pai. Nós somos justificados diante de DEUS pela fé, e não pelas obras da lei.

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de DEUS; não de obras, para que ninguém se glorie. (Efésios 2: 8 e 9)

Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com DEUS, por meio de nosso Senhor JESUS CRISTO. (Romanos 5:1)

porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de DEUS. (Romanos 3: 22 e 23)

Sabendo, conduto, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim, mediante a fé em CRISTO JESUS, também nós temos crido em CRISTO JESUS, para que fôssemos justificados pela fé em CRISTO e não por obras da lei; pois por obras da lei ninguém será justificada. (Gálatas 2:16)

Sempre foi assim, mesmo antes da primeira vinda de JESUS. Abraão foi justificado pela sua fé no SENHOR.

Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça. (Gênesis 15:6)

Podemos definir nossas obras como sendo as ações exteriores a nossa vida, como por exemplo, a freqüência na igreja, a oração, a caridade, os ministérios dentro da igreja, etc. Somos justos não pelas nossas obras, mas pela nossa fé em JESUS. A fé verdadeira sempre vem acompanhada das boas obras, portanto a fé sem obras é considerada morta, nula. Nossas obras não nos justificam diante de Deus. Boas obras são resultados de uma fé com motivação correta: motivação em DEUS.

Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. Crês, tu, que DEUS é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem. Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, e se cumpriu a escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em DEUS, e isso lhe foi imputado para justiça;e foi chamado amigo de DEUS. Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta. (Tiago 2:1426)

Provação e Tentação.

Existe uma grande diferença entre provação e tentação. A provação é colocada em nossa vida por DEUS, já a tentação é colocada pelo diabo.

Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o SENHOR prometeu aos que o amam. Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por DEUS; porque DEUS não pode ser tentado pelo mal, e Ele mesmo a ninguém tenta. (Tiago 1: 12 e 13)

DEUS coloca provações na vida de seu filho para aprimorar o caráter a fim de que ele ande em Seus
caminhos. Mais adiante veremos como Abraão foi provado por DEUS quando teve de oferecer seu filho Isaque.

Recordarte-ás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu DEUS te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. (Deuteronômio 8:2)

DEUS é Onisciente (tem o conhecimento de todas as coisas existentes), portanto para toda provação sempre há um propósito divino. A provação serve para sermos aprovados por DEUS. Todo cristão,
sem exceção, é colocado em provações para aprimoramento de suas qualidades e para que a sua fé seja valiosa aos olhos de DEUS. Quando DEUS nos coloca numa provação, na verdade Ele sabe que nós somos capazes de enfrentar e superar a luta. A provação serve para o cristão se conhecer melhor, e conhecer também o DEUS a quem serve.

Já a tentação é a atração em se praticar o mal por objetivo de obter prazer ou lucro. A tentação pode ter origem no diabo ou no ser humano.

A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. (Mateus 4:1)


Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. (Tiago 1.1415)

Jesus foi tentado pelo diabo e venceu, podendo assim socorrer todo aquele que é tentado pelo inimigo.

Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados. (Hebreus 2:18)

Devemos vigiar e orar para não cedermos à tentação e cairmos na armadilha do diabo.

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. (Mateus 26:41)

Normalmente, a provação é algo que leva certo tempo, enquanto que a tentação é normalmente algo rápido (o diabo me tenta, eu o repreendo e ele sai da minha frente).
Quando o inimigo pretende tramar a queda do cristão, ele só pode trabalhar dentro do limite estabelecido por DEUS. Ninguém é tentado acima das suas forças.

Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas DEUS é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. (1 Coríntios 10:13)

O apóstolo Paulo deixa bastante claro que o cristão não estaria livre de tentações, mas que DEUS os manteria nos seus limites e sempre forneceria um escape para que o cristão pudesse continuar resistindo.

O que fazer diante de um problema?

Às vezes, diante de um problema grande, deixamos de olhar o poder e o tamanho do nosso DEUS.
Quando enfrentarmos situações extremamente complicadas, isso vai servir para comprovarmos a
suprema grandeza do poder de DEUS que age por nós, e aumentar mais e mais a nossa fé. Não podemos ter receio em dizer para DEUS que precisamos da ajuda Dele em nossa fé – SENHOR, nos ajuda, aumente a nossa fé!

E perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância. E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos. E JESUS disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, SENHOR! ajuda na minha falta de fé. E JESUS, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai deste jovem e nunca mais torne a ele. (Marcos 9:21-25)

Quando enfrentamos situações complicadas aos nossos olhos, elas servem para:
• Pedirmos ajuda a DEUS;
• Sermos forjados em nosso caráter por DEUS;
• Crescermos em fé;
• Comprovar o poder de DEUS em nossas vidas.

Nós vivemos pelo que cremos, e não pelo que vemos. Há uma enorme diferença nisso, pois o cristão primeiro crê para depois ver, e não vê para depois crer. Isso é agradar a DEUS, é andar pela fé.

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de DEUS de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. (Romanos 1:16 e 17)

O cristão enxerga aquilo que o mundo não consegue ver. O mundo enxerga o imediatismo e o materialismo, enquanto que aquele que agrada a DEUS enxerga as coisas antes mesmo de elas ocorrerem. Os olhos do nosso coração devem enxergar com mais clareza do que os nossos olhos físicos. Aquilo que vemos no reino espiritual deve ser mais real daquilo que vemos no reino natural.

Pela fé (Moisés) deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. (Hebreus 11:27)

Paciência X Imediatismo.

O estilo de DEUS não é o imediatismo. Obviamente DEUS pode operar com base no imediatismo, mas normalmente não ocorre dessa forma. Normalmente, nós temos que plantar, regar, cultivar, para então colher os frutos. Toda semente plantada precisa de tempo para dar seu fruto. Essa é a forma que DEUS escolheu. Você se recorda quando aceitou a JESUS como SENHOR e Salvador da sua vida? E optou por abandonar os princípios do mundo para seguir aos princípios de CRISTO? Seus problemas foram resolvidos de forma automática e imediata? Na grande maioria dos casos a resposta é negativa. Mas a realidade é que os problemas estão sendo resolvidos à medida que os expomos a DEUS, e isto vem sendo feito ao longo do caminhar cristão. Se o nosso coração estiver focado para os sinais e maravilhas de DEUS, muito provavelmente não veremos os milagres de DEUS. Mas se o nosso coração estiver voltado para DEUS, certamente os sinais e milagres acompanharão em nossas vidas.

Um grande exemplo disso é Abraão. Sua visão com o coração era mais aguçada do que sua visão com os olhos naturais. Ele simplesmente deixou para trás a maior cultura da época para obedecer, pela fé, uma voz que ele escutou, pois ele creu que aquela voz era do DEUS vivo.

Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e vai para a terra que te mostrarei. (Gênesis 12:1)

Quando DEUS chamou Abraão, Ele ainda iria mostrar a nova terra. Pela fé Abraão largou tudo e partiu em direção a promessa. Abraão olhou para o futuro e viveu por aquela promessa como se ela já tivesse se cumprido.
E o que dizer então de quando DEUS pediu o seu filho da promessa, Isaque? Isaque foi o fruto de uma promessa, ele foi conquistado através da fé, e isso em um processo em longo prazo.

Depois dessas coisas, pôs DEUS Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! Acrescentou DEUS: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei. Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que DEUS lhe havia indicado. Ao terceiro dia erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe. Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós. Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos. Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: DEUS proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos. Chegaram ao lugar que DEUS lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a DEUS, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou  Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. E pôs Abraão por nome àquele lugar – O SENHOR Proverá. Daí dizerse até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá. Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do SENHOR a Abraão e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz. (Gênesis 22:1-18)

Quando Abraão obedeceu a DEUS e entregou seu filho Isaque, ele sabia que DEUS poderia ressuscitá-lo a qualquer momento seu filho.

Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que DEUS era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar. (Hebreus 11:17 e 18)

O escritor Rick Joyner nos explicou em seu livro “Havia duas árvores no jardim” que Abraão não vivia por um reino temporário, mas vivia para um reino da eternidade, o reino de DEUS é um reino eterno.

Por isso a bíblia o descreve como o “amigo de DEUS”. Abraão não confiava em si próprio, mas confiava no SENHOR. Homens naturais não podem conceituar e compreender as coisas que são eternas, já os homens espirituais compreendem Aquele que é eterno, e as coisas que são eternas.

Todo homem e mulher de fé têm visão espiritual. Trata-se de ver coisas que os olhos naturais não conseguem ver. A fé verdadeira não é uma receita nem um sentimento. O apóstolo Paulo explicou que os “olhos do nosso coração” precisam ser abertos (Efésios 1:18), porque “com o coração o homem crê” (Romanos 10:10). A verdadeira fé é a capacidade de ver a eternidade e isso nos liberta do apego aos cuidados e preocupações deste mundo que está por acabar.

Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder. (Efésios 1:1819)

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. (2 Coríntios 4:17 e 18)

Quando começamos a enxergar as coisas com os olhos do nosso coração e com fé, o futuro se torna tão real quanto o passado e o presente. A verdadeira fé é demonstrada por ter paz em qualquer circunstância que o SENHOR nos colocar.

Alegrei-me, sobremaneira, no SENHOR porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece. (Filipenses 4:10-13)

Paulo foi açoitado, apedrejado, caluniado, teve fome e frio, enfrentou naufrágio e a prisão, tudo isso por amor a CRISTO. E em tudo isso ele perseverou em fé, porque ele enxergava o reino espiritual. A fé de Paulo fazia com que ele soubesse quem ele era em CRISTO, mas antes disso, a fé dele fazia com que ele soubesse quem JESUS era nele.
A verdadeira fé vem sempre acompanhada de paciência, e a paciência é a demonstração da verdadeira fé. DEUS quis que Abraão esperasse muitos anos até que a sua promessa se cumprisse, e ao invés dele ser desencorajado pelo passar do tempo, a sua fé cresceu mais forte até o milagre acontecer em sua vida.

Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera. (Romanos 4:18-21)

A fé de Abraão foi testada por DEUS, e DEUS o aprovou.

E assim, depois de esperar com paciência, obteve Abraão a promessa. (Hebreus 6:15)

Quando a nossa fé é testada e aprovada, isso resulta em nós paciência e perseverança.

Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz a perseverança. (Tiago 1:3)

Se na nossa fé não houver nenhum tipo de dúvida ou incredulidade, sem dúvida alguma, nossas orações serão respondidas conforme a vontade de DEUS.

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e serlhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. (Tiago 1:5 e 6)

Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como na provocação. Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés. Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi, porventura, com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade. (Hebreus 3:14-19)

A ação da fé na vida.
A fé em JESUS age das seguintes formas em nossas vidas:

• Eu tenho certeza das promessas de DEUS;
• Eu ajo conforme essas promessas;
• Eu confio no poder de DEUS;
• Eu supero as desvantagens e lutas;
• Eu considero JESUS o mais importante sobre todos e sobre tudo.

A fé é necessária na nossa vida para que a gente atravesse circunstâncias extremamente difíceis aos olhos humanos. È através dela que eu tenho a confiança em DEUS para realizar feitos incomuns e grandes tarefas. Com a fé, estou capacitado a ter uma confiança sobrenatural na vontade e no propósito de DEUS para a minha vida.

A fé também me capacita a receber de DEUS: cura, milagre, sustento, expulsar demônio, batismo no ESPÍRITO SANTO, etc. A verdadeira fé não é somente confiar que DEUS pode fazer certas coisas. É saber que Ele quer fazer certas coisas por nós, simplesmente porque nos ama. Lembre-se, sem fé é impossível agradá-lo.

A fé que agrada a DEUS faz com que nós acreditemos quem somos em CRISTO, e além disso, que acreditemos quem Ele é em nós.

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. (João 14:12)

A fé e o tempo.

O tempo é um teste infalível para a fé. Se a nossa fé é a verdadeira, ela crescerá mais forte, independente das circunstâncias que parecem fazer o seu cumprimento distante. Se não for a verdadeira fé, o tempo a matará. A verdadeira fé vê a mão de DEUS em tudo, independente do tempo que Ele leva até o cumprimento da promessa, ou da maneira pela qual Ele faz a Sua obra. DEUS tem ordenado que todos nós temos que ter fé e paciência para herdarmos as Suas promessas.

Entre o lugar em que nós recebemos a promessa por DEUS e a conquista, existe um deserto a ser atravessado que é exatamente uma situação oposta da qual foi prometida a nós. Por exemplo, o povo de Israel recebeu a promessa de que habitariam em uma terra que manava leite e mel, mas nas suas peregrinações iniciais não havia sequer água! Quando DEUS te promete abundância financeira, certamente você enfrentará um deserto financeiro. Se DEUS te promete uma varoa, certamente você enfrentará um período justamente sem uma ajudadora. Esse intervalo de tempo serve para que nós nos aprofundemos nas coisas de DEUS e estejamos preparados para receber a promessa. Esperar pela promessa faz com que haja um aumento de fé e uma valorização da futura bênção, onde a resposta de DEUS se torna mais importante e mais preciosa. Por exemplo, se uma pessoa passa por um longo período de oração pedindo um carro a DEUS, quando ela finalmente receber a promessa, sempre se lembrará dos tempos em que pegava trens e ônibus superlotados, valorizando assim a bênção de DEUS. Se uma pessoa passa por um longo período de oração pedindo um filho a DEUS, quando ela finalmente receber essa promessa, sempre se lembrará dos tempos em que sonhava ser mãe, valorizando assim seu filho, principalmente naquelas horas em que parece que a paciência vai se esgotar.

Todos nós temos duas opções: confiar em DEUS ou duvidar Dele. Quem confiou (Josué e Calebe) herdou a promessa.

Se a fé é a certeza absoluta, o diabo vai lançar na sua mente a dúvida, o medo e a insegurança, como fez com Abraão. Porque mesmo Abraão teve um momento de incredulidade. O seu filho Ismael foi resultado do lapso de paciência de Abraão. Após muitos anos de espera pelo seu filho da promessa, ele começou a seguir a sua própria razão ao invés da direção do Espírito (Gálatas 4:23). A conseqüência do método próprio de Abraão ainda causa grandes estragos internacionais nos dias de hoje: Ismael (árabes) x Isaque (judeus). Há um contínuo conflito entre aquele que é nascido da carne e aquele que é nascido do espírito.

Como Ismael era filho de Abraão, o SENHOR fez dele também uma grande nação (Gênesis 17:17-20), ainda que Ele soubesse que ele iria causar um grande problema para a semente prometida. DEUS não pode mentir, então Ele fez também de Ismael uma grande nação e confirmou a promessa de que Isaque seria pai de multidões.

Podemos observar três estágios na fé de Abraão:

1) Começou bem: quando saiu da sua terra natal
2) Depois vacilou: quando gerou Ismael
3) Terminou bem: retomou a confiança quando ofereceu Isaque.

Hoje, para mantermos a nossa fé em DEUS, e ainda aumentá-la, devemos diariamente buscarmos ser cheios do ESPÌRITO SANTO. Andar de fé em fé significa sempre seguir em frente, e jamais voltar para trás e desistir das promessas feitas por DEUS, quer as mesmas promessas tenham sido feitas a uma semana ou um ano.

Princípio espiritual de fé.

Há um princípio espiritual quando falamos de fé: “no lugar aonde existe mais fé, mais coisas acontecem”.

Mais fé > mais coisas acontecem

Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-se-vos conforme a vossa fé. E abriramse-lhes os olhos. (Mateus 9: 29 e 30)

Menos fé > menos coisas acontecem

E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles. (Mateus 13:58)

A fé é que vai gerar os sinais e os milagres. E não é o milagre que vai gerar em nós a fé. Primeiro vem a fé, e depois como conseqüência DEUS derramará sobre nós os seus milagres. Crer para ver, e não ver para crer !!!
Um relacionamento correto com DEUS se baseia na fé, através de uma confiança profunda que Deus é quem Ele diz ser e faz o que diz que fará. Além disso, você é o que a bíblia diz que você é, você pode fazer aquilo que a bíblia diz que você pode, e você tem aquilo o que a bíblia diz que você tem. “Mas não O vejo nem O sinto! E agora?” A fé é uma escolha, e não um sentimento. Jamais se deixe levar pelas circunstâncias ou por aquilo que os outros dizem.

Questões relacionadas ao estudo.
1) Qual a diferença entre a fé natural e a fé sobrenatural?
2) Cite os cinco efeitos da fé em JESUS produzidos em nós.
3) De acordo com Jeremias 17, como o homem pode canalizar sua fé erroneamente?
4) Qual a relação entre fé e obras?
5) O que é provação?
6) O que é tentação?
7) Normalmente, qual a maneira que DEUS trabalha na vida do homem?
8) Cite as formas que a fé em JESUS age em nossas vidas?

Aula prática.
De acordo com Romanos 10:17, a fé vem pelo ouvir a palavra de DEUS. Faça uma lista daquilo que hoje é “impossível” que aconteça na sua vida, selecione um versículo de promessa (aula 2) e durante a semana ore declarando esse versículo sobre a sua vida, exercitando a sua fé em JESUS.

0 comentários:

Postar um comentário